domingo, 18 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDEAlejandro Sánchez Pizarro, conhecido como Alejandro Sanz, cantor espanhol, nasceu em Madrid no dia 18 de Dezembro de 1968.


A sua vida esteve sempre ligada à música e o pai teve grande influência nisso, principalmente em relação ao flamenco, de que o cantor é considerado um dos maiores compositores e intérpretes.


Sanz é um dos mais bem sucedidos artistas latinos no mundo inteiro, sendo um dos cantores espanhóis com mais sucesso fora do seu país. Já vendeu mais de 21 milhões de álbuns e é o artista espanhol que ganhou mais prémios, entre os quais 20 Grammies Latinos. Onze dos seus álbuns ganharam Discos de Platina.


Começou a sua carreira no fim da década de 1980, actuando em vários festivais importantes, antes de lançar “Viviendo Deprisa” (1991), que se tornou o álbum mais vendido naquele ano em Espanha e foi seguido por outros discos com muito êxito. Com o álbum “Mas” em 1997, principalmente com a canção “Corazón partio”, alcançou fama mundial.


Em 1999, casou com a modelo mexicana Jaydy Michel, na ilha indonésia de Bali e mediante os ritos locais. Divorciou-se em 2004.


A partir de 2000, começou a distanciar-se do estilo pop original e a buscar estilos latinos como o flamenco, a salsa e o bolero, demonstrando cada vez mais maturidade.


A partir de 2001, frente à sua crescente popularidade internacional, realizou duetos com artistas estrangeiros como The Corrs, Ivete Sangalo e Shakira. No mesmo ano tornou-se o primeiro espanhol a gravar um Unplugged para a MTV.


Desde Dezembro de 2006 que participa, como membro activista, na Fundação ALAS, que é uma organização de artistas latinos que realiza acções solidárias para melhorar as condições de nutrição, saúde e educação das crianças latino-americanas. Tendo como presidente honorário Gabriel García Marquez, conta com a colaboração de outros artistas como Chayanne, Daniela Mercury, Danilo Perez, Ricky Martin e Shakira. Em Abril de 2008, juntamente com esta última, participou no lançamento da campanha “Yo Amo América”, que visa melhorar a vida dos mais pobres da América Latina e Caraíbas.


Em Maio de 2007, um comunicado de imprensa informou que «o seu ritmo frenético de trabalho, juntamente com o stress da sua vida pessoal e o cansaço, fazia com que tivesse de cancelar cerca de 20 concertos». Javier Martín, seu porta-voz, confirmou que por ordens médicas «Sanz passaria um mês em repouso absoluto, obedecendo a uma situação de força maior que o impossibilitava totalmente de actuar». Voltou aos palcos em Agosto, em Santiago de Compostela, renovado e com quinze quilos a menos. Foram remarcados os seus shows em Porto Rico, Santo Domingo e Estados Unidos (Las Vegas, Miami, Nova Iorque, Los Angeles e Chicago).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...