segunda-feira, 26 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDEArminda Nunes Correia, cantora lírica portuguesa, nasceu em Lagos no dia 26 de Dezembro de 1903. Morreu em Lisboa, em 21 de Setembro de 1988.


Em 1927, subiu ao palco do Teatro de São Carlos, para a estreia absoluta de três óperas de Rui Coelho: “Inês de Castro”, “A Freira de Beja” e “O Cavaleiro das mãos irresistíveis”. No ano seguinte, participou também no São Carlos, numa outra ópera de Rui Coelho, “Belkiss”. Fez parte de um recital preenchido com a audição integral das canções de Rui Coelho, na Liga Naval.


Em 1929, cantou as “Beatitudes” de César Franck. No início de 1930, actuou no Teatro D. Maria II na representação em português da ópera “Crisfal” e interpretou canções de Rui Coelho sobre poesias de D. Sancho I, D. Dinis, Bernadim Ribeiro e Francisco Rodrigues Lobo.


Cantou em 1930, 1933 e 1934 a “Paixão Segundo São Mateus”, de Bach, no São Carlos e no Palácio das Exposições. Em 1936, actuou em Paris, na Sorbonne, no âmbito das Comemorações Vicentinas. No ano que se seguiu, foi convidada pelo Musée de la Parole et du Geste para gravar algumas canções portuguesas. Em 1937, Armando José Fernandes dedicou-lhe as suas partituras do “Desaparecido Carlos Queiroz” e da “Ode de Horácio”.


Em 1939, cantou na Quinzena de Portugal em Londres, realizou recitais no Instituto de Cultura Portuguesa de Bruxelas e na Casa de Portugal em Paris, num total de sete concertos, todos com canções de autores portugueses.


No final dos anos 1930 e princípios de 1940, executou uma série de recitais para a Emissora Nacional, integrando canções tradicionais.


Em 1941 e 1942 participou em concertos no Ateneu Comercial de Lisboa, no Teatro D. Maria II, na Faculdade de Letras de Coimbra e no Hotel Lusitano (Luso), todos a favor da Obra de Rua do Padre Américo.


Notável intérprete de autores portugueses, valorizada pelos seus dotes de dicção e raro timbre de voz, ganhou em Junho de 1943 o Prémio Luísa Todi. Foi professora de solfejo e de canto no Instituto de Música de Coimbra, no Liceu Feminino de Coimbra, na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional. Gravou vários discos para a His Master's voice e para a editora Valentim de Carvalho.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...