sábado, 10 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDEFábio Rochemback, futebolista brasileiro, nasceu em Soledade, Rio Grande do Sul, no dia 10 de Dezembro de 1981.


Começou a sua carreira no S. C. Internacional de Porto Alegre em 1999 e cedo ganhou destaque na equipa. A qualidade do seu futebol levou-o a ser chamado à Selecção Nacional do Brasil em Maio de 2001. Foi sete vezes internacional brasileiro. O seu valor não passou despercebido aos grandes clubes europeus e, nesse mesmo ano, transferiu-se para o F. C. Barcelona por 12 milhões de euros.


Em 2003, foi contratado pelo Sporting Clube de Portugal, envolvido no negócio que levou Ricardo Quaresma para a Catalunha. No seu ano de estreia no Sporting, Rochemback fez vinte e um jogos tendo marcado oito golos. Foi distinguido com o título de Melhor Jogador da Liga. Apesar de tudo, o fim da temporada seria penoso para ele. Em Abril de 2004, foi operado a uma grave lesão e viu-se afastado das competições por um período de seis meses, falhando assim o início da temporada 2004/2005. O seu regresso aos estádios só teve lugar em Outubro, com uma vitória fora de casa por 4-1 frente ao Estoril-Praia.


Em 2005 transferiu-se para o Middlesbrough F. C. de Inglaterra, clube em que jogou até 2008. Em Maio de 2008 voltou a assinar por três temporadas pelo Sporting.


Em Agosto de 2009, foi emprestado por um período de duas épocas ao Grémio de Porto Alegre, grande rival do clube que o formou. Após um período de readaptação, recuperou o seu bom futebol e assumiu a condição de titular e de capitão da equipa, contribuindo para os bons resultados na segunda volta do Campeonato Brasileiro de 2010. Hoje é uma peça fundamental do Grémio e um ídolo dos seus torcedores.


Da sua carreira, salientam-se até agora: a conquista da Taça da Catalunha de 2003 pelo Barcelona; foi finalista da Liga Europa da UEFA de 2004-05, venceu a Super Taça de Portugal de 2008 e foi Vice Campeão da Liga Portuguesa de 2008-09 pelo Sporting; foi igualmente finalista da Liga Europa da UEFA 2005-06 pelo Middlesbrough; conquistou, finalmente, o Campeonato Gaúcho de 2010 pelo Grémio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...