sábado, 3 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDE – Maria Manuela Dias Ferreira Leite, economista e política portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 3 de Dezembro de 1940.


Frequentou os Liceus Maria Amália Vaz de Carvalho e D. João de Castro. Em 1963 licenciou-se em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF). No mesmo ano tornou-se bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, para estudar os aspectos económicos da educação, vindo a frequentar um curso organizado pela OCDE na Alemanha. Entre 1964 e 1973, continuou ao serviço da Gulbenkian, primeiro como investigadora do Centro de Economia e Finanças do Instituto Gulbenkian de Ciência e depois como técnica do Serviço de Investimentos.


Leccionou no ISCEF, como assistente das disciplinas de Finanças Públicas e Economia Pública. No mesmo instituto exerceu funções no Conselho Directivo, de 1973 a 1975, e dirigiu o Departamento de Finanças Públicas, entre 1975 e 1979.


Em 1975 passou também a dirigir o Departamento de Estatística do Instituto das Participações do Estado, além de ter um lugar como vogal no Conselho Administrativo do Instituto de Tecnologia Informativa, até 1977. Nesse ano tornou-se coordenadora do Núcleo de Finanças Públicas e Mercado de Capitais do Gabinete de Estudos do Banco de Portugal, até 1986.


Fez parte da delegação portuguesa ao Comité de Política Económica da OCDE, em 1985. Assumiu o cargo de directora-geral da Contabilidade Pública, de 1986 até 1990, e ocupou o lugar de membro do Comité do Orçamento do Conselho da Europa, entre 1987 e 1992.


Integrou ainda os órgãos de várias instituições privadas, sendo membro do Conselho Consultivo do Instituto Gulbenkian de Ciência e dos Conselhos Superior e de Orientação Estratégica da Universidade Católica Portuguesa, além de ter presidido ao Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro. Foi também presidente do Conselho de Administração do Instituto Superior de Línguas e Administração, de 1998 a 2002, e vogal (não executiva) do Conselho de Administração do Banco Santander Totta, entre 2006 e 2008.


Entrou para a política pela mão de Cavaco Silva, seu colega na Fundação Calouste Gulbenkian. No VI Governo Constitucional, chefiado por Francisco Sá Carneiro, assumiu funções como chefe de gabinete do então Ministro das Finanças e Plano, até 1981. Seria também Cavaco Silva a nomeá-la Secretária de Estado do Orçamento do XI Governo, em 1990. Em 1991 foi chamada para o XII Governo, como Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento, até 1993, e como Ministra da Educação, até 1995.


Eleita deputada pelo círculo de Évora, tomou assento na Assembleia da República em 1995 e foi reeleita por Lisboa em 1999. Ao longo desses mandatos presidiu à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano, de 1995 a 1999, e ao Grupo Parlamentar do PSD, entre 2001 e 2002. Em 2002 regressou ao Governo, como Ministra de Estado e das Finanças do XV Governo, tendo sido a primeira mulher portuguesa a assumir tal cargo.


Foi membro do Conselho de Estado, entre 2006 e 2008, e professora catedrática convidada do Instituto Superior de Gestão, onde foi co-responsável pelos Serões de Política Económica e pela pós-graduação em Gestão Pública, entre 2005 e 2008.


Em 2008 seria também a primeira mulher portuguesa a chefiar um grande partido político, quando se tornou presidente da Comissão Política Nacional do PSD, cargo que deixou em Abril de 2010.


É autora de vários artigos científicos de âmbito económico, de que se salientam “The Economics of Educational Costing” (1968), “On Returns to Education” (1970), “The Political Economy of Education” (1972) e “O Processo Orçamental e a Reforma da Administração Pública” (1986). Proferiu conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo chefiado a delegação portuguesa à IV Conferência Mundial da Organização das Nações Unidas sobre a Mulher. Tem colaborado com a imprensa escrita e com a rádio, nomeadamente no “Expresso”, no “Público”, no “Jornal de Notícias” e no programa “Falar Claro” da Rádio Renascença. Foi distinguida com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.


É irmã do advogado Dias Ferreira, que foi presidente da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal, e divorciada do também economista Rui Ferreira Leite.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...