quinta-feira, 1 de dezembro de 2011




EFEMÉRIDE Morris, de seu verdadeiro nome Maurice de Bévère, famoso ilustrador de banda desenhada belga, criador de Lucky Luke, nasceu em Kortrijk no dia 1 de Dezembro de 1923. Morreu em Bruxelas, em 17 de Julho de 2001, vítima de embolia cerebral. O seu pseudónimo é resultado da pronúncia do seu primeiro nome.


Criou Lucky Luke em 1946, para a revista “Spirou”. Lucky Luke é um cowboy solitário, que viaja através do Oeste selvagem ajudando aqueles que precisam, acompanhado do seu fiel cavalo, Jolly Jumper.


A primeira aventura de Lucky Luke – “Arizona 1880” – foi publicada no almanaque “Spirou 1947”. As primeiras 31 aventuras foram editadas pela Dupuis mas, no final dos anos 1960, Morris deixou a Dupuis e a revista “Spirou” e passou para a Dargaud e para a revista “Pilote”.


Foi depois para os Estados Unidos, onde viveu durante seis anos, período em que recolheu material para mais aventuras do seu herói. Ali conheceu René Goscinny, escritor de banda desenhada francês, que mais tarde escreveria as histórias de Astérix. Colaboraram estreitamente, até ao falecimento de Goscinny em 1977.


Ao contrário dos seus contemporâneos, Morris nunca trabalhou em muitas séries, apesar de ter feito numerosas ilustrações para histórias, nos anos 1940 e 1950. Em 1987, fez a série “Rantanplan”, em que o protagonista era «o cão mais estúpido do Oeste».


Em 1990, fundou a Lucky Productions (actualmente Lucky Comics), em partenariado com a Dargaud. Dois anos depois, recebeu o Grande Prémio Especial "20º Aniversário" do célebre Festival de Banda Desenhada de Angoulême.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...