quarta-feira, 18 de janeiro de 2012




EFEMÉRIDEJosep Guardiola i Sala, conhecido por Pep Guardiola, ex-futebolista espanhol, actual treinador do FC Barcelona, nasceu em Santpedor no dia 18 de Janeiro de 1971. Recentemente, foi considerado pela FIFA como o Melhor Treinador de 2011.


Chegou ao Barcelona com 13 anos, estreando-se na equipa principal em 1990. Tornou-se titular em 1991/92, ano em que o Barcelona, treinado por Johan Cruyff, conquistou a Liga dos Campeões Europeus e o Campeonato de Espanha. Venceu mais dois títulos espanhóis nas temporadas seguintes, tendo-se mantido como titular e sendo designado capitão de equipa em 1996/97. Depois de rejeitar propostas do AS Roma e do Parma, o Barcelona renovou-lhe o contrato até 2001. Pep ficou de fora da maior parte dos jogos na temporada seguinte, devido a uma lesão que o deixou afastado dos relvados, mas voltou em 1998/99, para participar activamente em mais conquistas, como o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei.


No final do contrato, já com 31 anos, Guardiola despediu-se do clube catalão para ir jogar na Itália pelo Brescia. Jogou depois no Roma, novamente no Brescia e no Al-Ahli do Qatar. Em 2005, aceitou uma proposta para jogar no México, pelos Dorados de Sinaloa.


Guardiola jogou 47 partidas pela Selecção da Espanha, entre 1992 e 2001, e foi capitão da equipa que ganhou a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona.


Depois de obter a sua licença de treinador em 2006, foi nomeado técnico do Barcelona em Junho de 2007, cargo que assumiu a partir de 2008/09, substituindo o holandês Frank Rijkaard.


Do seu historial como jogador fazem parte: seis títulos espanhóis, duas Taças do Rei, quatro Super Taças de Espanha, uma Liga dos Campeões da UEFA, uma Taça da Europa dos Vencedores de Taças e duas Super Taças da Europa.


Como treinador, venceu três Campeonatos de Espanha, uma Taça do Rei, três Super Taças de Espanha, duas Ligas dos Campeões da UEFA, duas Super Taças Europeias e duas Taças do Mundo de Clubes da FIFA.


É um dos treinadores com mais títulos conquistados de todos os tempos, juntamente com Alex Ferguson, Giovanni Trapattoni, Fabio Capello e José Mourinho entre outros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...