terça-feira, 17 de janeiro de 2012




EFEMÉRIDEMichelle LaVaughn Robinson Obama, advogada norte-americana, esposa de Barack Obama, primeira afro-descendente a ocupar o lugar de primeira-dama na história dos Estados Unidos, nasceu em Chicago no dia 17 de Janeiro de 1964.


Estudou Sociologia na Universidade de Princeton e Direito na Harvard Law School, obtendo o grau de Juris Doctor em 1988. Após completar os estudos, voltou a Chicago e trabalhou em Marketing e Propriedade Intelectual num escritório de advogados, onde conheceu o futuro marido, com quem se casou em 1992. Posteriormente, trabalhou como ajudante do presidente da Câmara de Chicago e como assistente para o Desenvolvimento e Planeamento.


Em 1993, tornou-se directora-geral do Chicago Office of Public Allies, uma organização que incentiva os jovens a trabalhar em associações de carácter social e sem fins lucrativos. Trabalhou aqui durante cerca de quatro anos, definindo diversas normas organizativas que permaneceram ainda válidas uma dúzia de anos após a sua saída.


Em 1996, trabalhou para a Associate Dean of Student Services da Universidade de Chicago, onde desenvolveu o centro do serviço comunitário. Em 2002, começou a trabalhar para o hospital da Universidade de Chicago, primeiro como directora geral dos assuntos comunitários e, a partir de Maio de 2005, como vice-presidente dos assuntos externos da Faculdade de Medicina. Continuou a colaborar com o centro de medicina da universidade durante a campanha das Primárias de Barack Obama. Teve, porém, de diminuir a sua carga horária, a fim de estar mais tempo com as filhas e poder intervir também na campanha das Presidenciais.


Durante os seus primeiros meses como primeira-dama, visitou várias vezes abrigos de desalojados. Na sua primeira viagem ao estrangeiro, em Abril de 2009, visitou demoradamente um hospital de oncologia na companhia da esposa do primeiro-ministro britânico. Em Janeiro de 2010, juntou-se à Cruz Vermelha americana com o fim de ajudar as vítimas do sismo e do tsunami no Haiti.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...