quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012




EFEMÉRIDE Javi Garcia, de seu verdadeiro nome Francisco Javier García Fernández, futebolista espanhol que joga actualmente no Benfica, nasceu em Múrcia, no dia 8 de Fevereiro de 1987.


Formado na academia de futebol do Real Madrid, estreou-se na sua equipa principal em Novembro de 2004. Na época seguinte, jogou pela Equipa B. No Verão de 2006, foi Campeão Europeu de Sub-19, impressionando favoravelmente os responsáveis do Real Madrid e o treinador da equipa principal Fabio Capello.


Na época 2009/2010, assinou contrato com o Benfica, numa transferência que custou 7,5 milhões de euros ao clube encarnado. Os seus direitos desportivos e económicos pertencem agora inteiramente ao Benfica, que possui uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros, num vínculo que o mantém ligado ao clube encarnado durante cinco épocas.


Javi García iniciou-se da melhor forma no clube, tendo vindo a ser titular em todas as partidas e mostrando-se uma peça fundamental no esquema táctico de Jorge Jesus. As suas boas exibições não passaram despercebidas e despertaram o interesse de grandes clubes europeus.


A segunda época ao serviço dos encarnados não correu tão bem ao colectivo, mas Javi García manteve o seu bom nível exibicional, continuando a ser cobiçado por vários colossos da Europa. Apesar de todo este interesse, Javi disse sempre que estava muito bem, declarando inclusivamente que nunca tinha sentido tanto uma camisola como a do Benfica. Não foi apenas por declarações como estas que Javi García conquistou o coração dos benfiquistas, foi também graças ao sacrifício e empenho demonstrado em cada jogo.


Em Setembro de 2011 atingiu o jogo nº 100 ao serviço do Benfica, num encontro contra o Manchester United no Estádio da Luz, que terminou empatado (1-1). Após o encontro, Javi García disse que teria sido bonito ter ganho o seu “jogo centenário”, mas afirmou ter ficado muito feliz pela exibição da equipa.


Do seu palmarés fazem parte: o título nacional da 2ª divisão de Espanha pela equipa B do Real (2004/2005), o Campeonato Europeu de Sub-19 com a Selecção Espanhola (2006), uma Super Taça de Espanha pelo Real Madrid (2008), o Campeonato Português (2009/2010) e duas Taças da Liga (2010 e 2011) com o Benfica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...