sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012




EFEMÉRIDEMichel Legrand, pianista, arranjador musical e compositor francês, nasceu em Bécon-les-Bruyères no dia 24 de Fevereiro de 1932.


Estudou piano no Conservatório de Paris, de 1942 a 1949. Em 1951, com apenas 19 anos, escreveu arranjos para a orquestra de seu pai, que depois o introduziu no mundo das variedades. Foi arranjador musical e pianista-acompanhador de diversas vedetas do seu tempo, entre os quais se salientam: Henri Salvador, Zizi Jeanmaire, Frank Sinatra, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Perry Como, Barbra Streisand, Nana Mouskouri, Mireille Mathieu e Claude Nougaro. Maurice Chevalier contratou-o mesmo como seu director musical.


O jazz, de que se tinha apaixonado em 1947 ao assistir a um concerto de Dizzy Gillespie, com quem colaboraria mais tarde, também foi marcante na sua carreira. Desde 1958, liderou bandas que contavam com alguns dos maiores nomes do jazz, como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans e Herbie Mann.


Construiu uma carreira de sucesso, compondo também para o cinema, onde foi premiado com 3 Oscares (1969, 1972 e 1984). São de sua autoria as bandas sonoras das películas “Lola”, “Os Miseráveis”, “Pronto-a-Vestir”, “The Windmills of your Mind”, “Summer of 42” e “Uma mulher é uma Mulher”, entre muitos outros. “Les Parapluies de Cherbourg” é um filme cantado em contínuo, em que todos os diálogos são inspirados pela música, o que era inovador na época. Compôs mais de duzentas músicas para cinema e televisão. Entre 1971 e 1975, teve 27 nomeações para os Grammy Awards, tendo vencido por cinco vezes.


Como solista de piano, Michel Legrand actuou com numerosas orquestras mundiais, nomeadamente as de São Petersburgo, Vancouver, Montreal, Atlanta e Denver. Foi nomeado mais de dez vezes para os Globos de Ouro, tendo conquistado dois em 1969. Em Dezembro de 2007, a Faculdade de Música da Universidade de Montreal outorgou-lhe o doutoramento honoris causa.


Por ocasião dos cinquenta anos da sua carreira, a Cinemateca Francesa fez projectar a maioria dos filmes para os quais ele escreveu músicas. Legrand deu então três concertos na Sala Pleyel em Paris, concedendo muitas entrevistas a rádios e a canais televisivos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...