terça-feira, 28 de fevereiro de 2012




EFEMÉRIDERui Manuel Reininho Braga, músico e cantor português, nasceu no Porto em 28 de Fevereiro de 1955. Vocalista da banda GNR (Grupo Novo Rock), tem o curso de Cinema da “Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa”.


Tornou-se vocalista dos GNR em 1981, sendo o seu principal mentor e a figura mais destacada. Criou uma série de canções, que são o espelho de uma geração que cresceu e se tornou adulta a ouvir e admirar este grupo (“Dunas”, “Efectivamente”, “Bellevue”, “Pós-Modernos”, “Vídeo Maria”, “Pronúncia do Norte”, “Ana Lee” e “Morte ao Sol”). Efectuou mais de mil espectáculos na Europa, Brasil, EUA, Canadá e Macau. Obteve os prémios “Jornal Sete”, “Blitz” e “Nova Era”.


Rui Reininho produziu discos dos Mler Ife Dada e dos Três Tristes Tigres. É autor dos livros “Sífilis versus Bilitis” e “Líricas Come on & Ana”, onde reuniu poemas e letras de muitas das suas canções. Trabalhou igualmente como actor e compôs músicas para teatro e cinema. Colaborou nos semanários “Expresso” e “GQ”, na revista “Net Parque 98” e no “Jornal de Notícias”. Leccionou a disciplina de Música de Cinema na Universidade Moderna de Lisboa e a de Som e Imagem na Universidade Católica do Porto.


Em 2005, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural. Tem colaborado com outros cantores e agrupamentos, de que se salientam: os Mler Ife Dada (1987), Paulo Gonzo (1999), Rodrigo Leão (2001) e as Vozes da Rádio (2007). Em 2008 foi lançado o seu álbum a soloCompanhia das Índias”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...