terça-feira, 27 de março de 2012




EFEMÉRIDEGloria Swanson, de seu verdadeiro nome Gloria Josephine Mae Swenson, actriz norte-americana, nasceu em Chicago, em 27 de Março de 1899. Morreu em Nova Iorque no dia 4 de Abril de 1983.


Estreou-se no cinema em 1913, como figurante, no filme “The Song of Soul”. Actuou depois em diversas comédias e, nos anos 1920, já era uma estrela do cinema mudo. Em 1922, actuou no filme mudo “Beyond the Rocks” com Rodolfo Valentino, filme que esteve perdido durante muito tempo e só foi reencontrado em 2004 numa colecção privada na Holanda.


Interpretou papéis de mulheres extravagantes e seguras, que agiam segundo os seus sentimentos e a sua lógica. Como estrela importante de Hollywood, conseguiu manter a popularidade após o advento do cinema sonoro, com filmes como “The Trespasser” (1929) e “What a Widow!” (1930).


Deixou o cinema em 1932 para se tornar uma mulher de negócios, mas voltou a filmar posteriormente, quando a convidavam para interpretar uma personagem do seu agrado. Foi assim que, em 1950, actuou em “Sunset Boulevard”, onde fez o papel de uma actriz do cinema mudo, incapaz de aceitar o esquecimento do público.


Após alguns projectos na televisão, no teatro e na rádio, Gloria Swanson interpretou-se a si mesma em 1974, no seu último filme “Aeroporto 75”.


Na vida privada, ficou famosa pelos seus seis casamentos, que despertaram sempre o interesse da imprensa, e pelo seu namoro com Joseph Kennedy, pai do futuro presidente John Kennedy. Ambos negaram essa relação.


Tem duas estrelas na Calçada da Fama, uma no 6748 Hollywood Boulevard, homenageando a sua carreira no cinema, e outra no 6301 Hollywood Boulevard, lembrando também as suas actuações na televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...