segunda-feira, 19 de março de 2012




EFEMÉRIDEHilário Rosário da Conceição, ex jogador de futebol português, nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo) no dia 19 de Março de 1939. Jogava como defesa.


Representou o FC Arsenal, o Atlético de Lourenço Marques, o Sporting de Lourenço Marques e o Sporting Clube de Portugal. Conquistou três Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal, sendo também um elemento fundamental da Selecção Nacional nos anos 1960. A sua agressividade, carácter e entrega ao jogo eram tais, que constituía quase uma barreira intransponível.


Hilário não pôde dar o seu contributo na final da Taça dos Vencedores das Taças Europeias conquistada pelo Sporting em 1964, pois num lance fortuito, poucos dias antes, fracturou a tíbia e o perónio. Ficou assim arredado de uma das mais saborosas vitórias do futebol sportinguista.


Em 1972, com 34 anos, foi convocado para uma Selecção da Europa que defrontou a sua congénere da América do Sul. Despediu-se do futebol na final da Taça de Portugal de 1973, que o Sporting venceu. Dedicou-se depois à carreira de treinador, tendo chegado a treinar o Sporting de Braga em 1979/1980.


Foi internacional português 39 vezes (1959/1971). O apogeu da sua carreira ocorreu nos Mundiais de 1966 em que, para além dos ases do ataque português, todos eles benfiquistas, foi ele o jogador que mais conseguiu destacar-se. De tal forma que foi titular indiscutível nos seis jogos e, segundo os especialistas, o jogador nacional que teve um desempenho mais regular em toda a campanha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...