quinta-feira, 22 de março de 2012




EFEMÉRIDEMario Cipollini, ciclista italiano, conhecido como “Super Mário” e considerado um dos maiores velocistas mundiais de todos os tempos, nasceu em Lucca no dia 22 de Março de 1967.


A sua melhor temporada foi a de 1995, em que subiu ao 1º lugar do pódio por 18 vezes. Entre os seus maiores sucessos, destaca-se o título de Campeão Mundial de Fundo em Estrada, conquistado em Zolder, na Bélgica, em 2002. No mesmo ano, venceu as corridas clássicas Gante-Wevelgem e Milão-San Remo.


Cipollini é detentor do recorde de vitórias (42) em etapas da Volta à Itália. Ganhou igualmente várias etapas das Voltas a França e a Espanha. Curiosamente, não ganhou nenhuma destas três voltas mais importantes do ciclismo mundial.


Foi o corredor mais bem pago de Itália e não se incomodava em pagar pesadas multas por causa das suas bizarrias. Entre as suas extravagâncias em competições, chegou a pintar a bicicleta e os calções com a bandeira dos Estados Unidos, subiu uma vez ao pódio vestido de imperador, noutra apareceu vestido com um smoking branco e, noutra ainda, “desfilou” com a camisola do futebolista brasileiro Ronaldo.


Abandonou a carreira com 38 anos de idade e 17 de ciclismo. Acumulou 189 vitórias no seu palmarés. Continua ligado à modalidade em diversas actividades, tais como organizador/dinamizador, criador de material e consultor técnico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...