segunda-feira, 26 de março de 2012




EFEMÉRIDESérgio Miguel Moreira Paulinho, ciclista português, nasceu em Oeiras no dia 26 de Março de 1980. Fez história no ciclismo português, ao conquistar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas e ao ter vencido uma etapa da Volta à Espanha em 2006. Participou também nas edições de 2007 e 2010 da Volta à França, tendo nesta última vencido igualmente uma etapa.


Venceu o Campeonato do Mundo de Juniores e ganhou a medalha de prata nos Mundiais Sub-23 de Contra-Relógio em 2002. No ano seguinte, tornou-se profissional.


Ingressou na equipa de ciclismo espanhola Liberty Seguros-Würth. Em Junho de 2006, na competição Dauphiné Libéré, atingiu o melhor momento da sua carreira no estrangeiro ao permanecer durante boa parte da competição no Top 10. Três semanas depois, foi impedido de participar no Tour de France por alegado envolvimento no escândalo de doping “Operação Puerto”. Poucos dias após o final da competição, a situação verificou-se ser falsa, podendo assim regressar às competições.


Em Julho de 2006, foi anunciada a sua saída, no final da temporada, para a equipa norte-americana Discovery Channel. No dia 5 de Setembro de 2006, na 10ª etapa da Vuelta a España, conseguiu uma vitória memorável, entrando numa fuga, batendo a concorrência e vencendo a etapa no alto de Museo de Altamira.


Em 2008, voltou a ver a sua equipa impedida de participar no Tour, devido a mais um caso de doping do qual voltaria a ser totalmente ilibado. Em Junho do mesmo ano, sagrou-se Campeão Nacional de Contra-Relógio.


Em 2010, foi contratado pela equipa norte-americana RadioShack e conquistou uma das maiores vitórias da sua carreira, ao vencer a 10º etapa do Tour, com chegada a Gap.


Em Setembro de 2011, assinou pela formação dinamarquesa Saxo Bank-Sungard onde, nos próximos dois anos, terá como missão principal acompanhar Alberto Contador nas voltas mais importantes do ciclismo mundial.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...