domingo, 29 de abril de 2012

EFEMÉRIDEPedro Verona Rodrigues Pires, político cabo-verdiano, nasceu em São Filipe, na ilha do Fogo, em 29 de Abril de 1934.
Estudou na Universidade de Lisboa, onde conheceu alguns dos futuros líderes dos movimentos de libertação que lutaram pela independência das colónias portuguesas. Com o início da luta armada em Angola (1961), partiu de Portugal para a Guiné-Bissau. Depois do 25 de Abril de 1974, foi o representante de Cabo Verde nas negociações com Portugal.
Depois da declaração de independência de Cabo Verde em 5 de Julho de 1975, foi designado primeiro-ministro, ao lado do presidente Aristides Pereira, que tinha fundado o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) com Amílcar Cabral.
Pedro Pires manteve-se no cargo de primeiro-ministro até 1991. Por sua iniciativa, foi introduzido o sistema multipartidário no país e o MpDMovimento pela Democracia, de Carlos Veiga, conseguiu a maioria dos votos nas eleições que se seguiram.
Em 2001, apresentou-se como candidato presidencial contra Carlos Veiga e venceu as eleições. Em Março de 2001 foi empossado como Presidente da República, sucedendo a António Mascarenhas Monteiro. Reeleito em 2006, manteve-se no cargo até Setembro de 2011.
Em 2002, recebeu a Ordem do Infante D. Henrique das mãos do Presidente da República Portuguesa. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...