domingo, 20 de maio de 2012

EFEMÉRIDEJames Maitland Stewart, actor norte-americano de cinema, teatro e televisão, nasceu em Indiana no dia 20 de Maio de 1908. Morreu em Los Angeles, em 2 de Julho de 1997. É um dos actores mais emblemáticos do cinema americano.
De ascendência escocesa, fez estudos de arquitectura na Universidade de Princetown. Um colega convenceu-o a ingressar na University Players, que fora recentemente criada no Massachusetts, para se dedicar à Arte Dramática.
Era já um veterano famoso dos teatros da Broadway, quando começou a fazer cinema. Chamou a atenção do público em “Mr. Smith Goes to Washington” (1939) de Frank Capra. Neste filme, James começou a interpretar o papel que mais o notabilizou – o de um idealista convicto.
Actuou em inúmeros filmes considerados clássicos e foi nomeado por cinco vezes para o Oscar de Melhor Actor, tendo ganho em 1940 com a sua interpretação em “The Philadelphia Story”, em que contracenava com Cary Grant e Katharine Hepburn.
Alistou-se na Força Aérea Americana quando da II Guerra Mundial. Após a guerra, em que atingiu o posto de general de brigada, casou-se com a ex-modelo Gloria Hatrick McLean (Agosto de 1949). Permaneceram casados até a morte dela em Fevereiro de 1994. Contrariamente à maioria dos actores, James Stewart tinha uma vida privada muito discreta e detestava qualquer mediatização.
Pela sua experiência na aviação, foi escolhido para interpretar Charles Lindbergh em 1957. Foi dirigido por grandes realizadores como Alfred Hitchcock (com quem fez quatro filmes), Frank Capra, Anthony Mann, Henry Hathaway e John Ford. É o actor que mais filmes tem na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos. O American Film Institute classificou-o como o terceiro melhor actor de sempre.
Pelo seu trabalho na televisão, ganhou também um Globo de Ouro de Melhor Actor (série dramática) em 1974.
Em 1985, recebeu das mãos do seu amigo Cary Grant um Oscar Honorário pelo conjunto da sua carreira. Stewart morreu com 89 anos em Beverly Hills, Califórnia, de embolia pulmonar.
Na sua cidade natal, há um museu que lhe é dedicado (The Jimmy Stewart Museum). Uma estátua erigida em sua homenagem está situada em frente do Palácio da Justiça no Condado de Indiana.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...