sexta-feira, 15 de junho de 2012

EFEMÉRIDEClaude Brasseur, de seu verdadeiro nome Claude Pierre Espinasse, actor francês, protagonista de mais de 90 filmes, muitos deles com sucesso internacional, nasceu em Neuilly-sur-Seine no dia 15 de Junho de 1936. Foi seu padrinho o célebre escritor americano Ernest Hemingway.
Filho de um casal de actores, cedo encontrou a sua vocação, entrando para o Conservatório onde cursou Artes Dramáticas. Iniciou-se no teatro em 1955, na peça “Judas” de Marcel Pagnol, dando os primeiros passos no cinema no ano seguinte, na película “Encontro em Paris”.
Paralelamente à sua carreira no cinema, trabalhou também na televisão, participando em numerosos telefilmes e séries, nomeadamente em “Les Nouvelles Aventures de Vidocq”, de 1971 a 1973.
Foi seleccionado para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1964 em Innsbrück, com a equipa francesa de bobsleigh. Um grave acidente nos treinos, porém, impediu-os de participar.
Para além da representação, Brasseur notabilizou-se igualmente no desporto automóvel, tendo inclusivamente participado, como co-piloto de Jacky Ickx, na edição de 1983 do rali Paris-Dakar, de que saíram vencedores. Entrou em vários ralis, ao volante de um Simca 1000 Rallye, fazendo parte da equipa Star Racing.
Recebeu o César de 1977 para o Melhor Actor Secundário e o de Melhor Actor em 1980, tendo sido igualmente nomeado em 1979 e 1993. Presidiu à cerimónia da entrega dos Césares em 2007. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...