sábado, 23 de junho de 2012

EFEMÉRIDEMaureen Paula O'Sullivan, actriz irlandesa, morreu em Scottsdale, no Arizona, em 23 de Junho de 1998. Nascera em Boyle, Irlanda, no dia 17 de Maio de 1911.
Estudou num colégio religioso de Dublin e no Convento do Sagrado Coração em Roehampton, nos arredores de Londres, onde foi colega da futura actriz Vivien Leigh. Frequentou uma escola de boas maneiras em França, voltando a Dublin para trabalhar junto da população mais pobre.
Iniciou-se no cinema em 1929, com pequenos papéis. Em 1931, obteve o papel feminino principal nos filmes do Tarzan. Ela foi a célebre Jane dos seis primeiros filmes do Tarzan interpretados por Johnny Weissmuller. Protagonizou ao todo cerca de setenta películas durante a sua carreira.
Tarzan, o Homem Macaco”, inspirado no livro de Edgar Rice Burroughs, filme de 1932 sob a direcção de W. S. Van Dyke, marcou também a estreia no cinema de Johnny Weissmuller, um famoso campeão de natação com 24 anos. Foi o primeiro filme falado do Tarzan.
Maureen O’Sullivan casou em 1936 com o realizador e produtor australiano John Farrow, sendo mãe de sete filhos entre os quais a também actriz Mia Farrow. Enviuvou em 1963, só se voltando a casar vinte anos depois, numa ligação que duraria até à sua morte.
Faleceu aos 87 anos devido a complicações decorrentes de uma cirurgia ao coração. Tem uma estrela com o seu nome no Hollywood Walk of Fame

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...