segunda-feira, 9 de julho de 2012

EFEMÉRIDE – Nathan André Chouraqui, advogado, escritor, pensador e político franco-israelita, morreu em Jerusalém no dia 9 de Julho de 2007. Nascera em Aïn Témouchent, na Argélia francesa, em 11 de Agosto de 1917. Notabilizou-se pela tradução que fez da “Bíblia”, cuja publicação veio dar um tom diferente à leitura do livro sagrado.  
Passou a infância na Argélia, onde estudou a “Torah”. Foi depois para França, onde completou os estudos e se alistou na Resistência Francesa durante a ocupação alemã. 
Exerceu a advocacia na Argélia (1945/1947), tendo-se doutorado em Direito Internacional Público na Universidade de Paris em 1948.
Dez anos depois, instalou-se em Israel e, em 1965, foi eleito vice-presidente da Câmara Municipal de Jerusalém.
Em 1987, foi publicada a tradução integral da “Bíblia em francês, num total de 26 volumes, a partir da versão hebraica. Secretário-geral adjunto da Aliança Israelita Universal (1947/1953), Chouraqui tornou-se seu delegado permanente até 1982. Foi igualmente presidente de Aliança Francesa de Jerusalém.
Em Fevereiro de 1990, foi publicada em França a sua autobiografia “L'Amour fort comme la Mort”, que foi um grande sucesso. No mesmo ano, publicou no mesmo editor a sua tradução do “Corão” (texto e comentários) e encontrou-se com o Dalai Lama. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...