quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EFEMÉRIDEGlenn Ford, de seu verdadeiro nome Gwyllyn Samuel Newton Ford, actor americano de origem anglo-canadiana, morreu em Los Angeles no dia 30 de Agosto de 2006. Nascera no Quebeque em 1 de Maio de 1916.
Mudou-se ainda criança para Santa Monica, na Califórnia, tornando-se cidadão americano em 1939. Sentia-se atraído pela Medicina, mas o teatro acabou por ocupar quase todo o seu tempo. Fez algumas tournées na costa oeste dos Estados Unidos. 
Ford é conhecido sobretudo pelos seus papéis como cowboy em filmes do far-west e como um homem normal em circunstâncias fora do comum. O seu primeiro grande papel no cinema foi em 1939, no filme “Heaven with a Barbed Wire Fence”. Teve contratos com a Fox Films e com a Columbia Pictures.
A sua carreira foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Alistado como voluntário nos Marines em 1942, serviu no Pacífico e também em França. Casou-se com a actriz Eleanor Powell em 1943 e foi desmobilizado no ano seguinte. Pouco tempo depois, regressou ao cinema. Contracenou com Rita Hayworth em 1946. Divorciou-se de Eleanor Powell em 1959 e foi casado mais três vezes.  
Nos anos 1970, entrou no folhetim televisivo “Sam Cade”, que o tornou ainda mais popular junto do público. Interpretou também o papel de Jonathan Kent no filme “Super-homem” de Richard Donner. Entre 1939 e 1992, fez cerca de noventa filmes. Tem uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard e ganhou dois “Golden Apple Awards” em 1948 e 1957. Recebeu um Globo de Ouro em 1962, com o filme “Pocketful of Miracles”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...