terça-feira, 21 de agosto de 2012

EFEMÉRIDE – Kenneth “Kenny” Donald Rogers, actor, cantor de música country e compositor norte-americano, nasceu em Houston (Texas) no dia 21 de Agosto de 1938.
Kenny Rogers é o quarto dos sete filhos de um carpinteiro e de uma enfermeira. Casado cinco vezes, tem cinco filhos entre os quais dois gémeos nascidos em 2003.   
A sua carreira começou nos anos 1950, quando gravou algumas canções com a banda “The Scholars”. Rogers não era o vocalista principal e o grupo cessou a actividade depois da edição de dois singles e quando o seu líder resolveu fazer uma careira a solo.
Kenny lançou então o seu próprio singleThat Crazy Feeling” (1958) que teve algum sucesso. Juntou-se depois ao The Bobby Doyle Trio, um grupo de jazz que actuava em clubes nocturnos e gravava para a Columbia Records. Trabalhou seguidamente como produtor, autor e músico para outros artistas. Em 1966, juntou-se aos New Christy Minstrels como cantor e contrabaixista. O sucesso deste grupo não foi o que ele esperava. Deixou o grupo, trazendo três dos seus membros. Em 1967 formaram os First Edition, que se chamariam mais tarde Kenny Rogers and The First Edition. Acumularam sucessos nas classificações de vendas de música pop e country. Durante este período, Rogers apresentava todos os aspectos dos hippies: cabelos longos, brinco na orelha e óculos de sol cor-de-rosa.
Quando o grupo se separou em 1976, Kenny Rogers decidiu lançar definitivamente a sua carreira a solo. As suas composições eram cantadas com uma voz por vezes rouca mas sempre melodiosa, que encantava o público pop e os fãs de música country. Mais de 60 canções gravadas por Kenny Rogers atingiram o Top 40 nos Estados Unidos, 25 delas tendo sido mesmo nºs 1 de vendas. Várias das suas composições foram utilizadas como bandas originais de filmes como “Convoy”, “Urban Cowboy” e “The Big Lebowski”. Como actor, integrou o elenco de cerca de 20 filmes, sendo por vezes apresentado nos genéricos como Kenneth Ray Rogers.
Kenny Rogers é um dos líderes do grupo USA for Africa, que tem por objectivo ajudar as vítimas da fome e das doenças no continente africano. A música que deu início a esta organização foi “We Are The World”, escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. Esta canção reuniu 45 cantores, que mais tarde seriam os integrantes do grupo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...