quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EFEMÉRIDEJerónimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos, proprietário rural luso-brasileiro e pioneiro no povoamento do actual Rio Grande do Sul, morreu em Triunfo, Brasil, no dia 27 de Setembro de 1771. Nascera na ilha da Madeira no ano de 1691. Português de nascimento, transferiu-se com a família para o Brasil na primeira metade do século XVIII. Ficou conhecido como “o sesmeiro do Morro de Sant'Ana”.
Em 1723, aos 32 anos, casou-se com Lucrécia Barbosa, nascida em Guaratinguetá, São Paulo. A família transferiu-se para a vila de Laguna, seguindo depois para o sul, por volta de 1729.
Fixaram-se no Morro de Sant'Ana e a concessão real das terras, através da carta de sesmaria, foi feita por D. Luiz de Mascarenhas em Novembro de 1740 e depois confirmada por Carta Régia de Janeiro de 1744. Registada em Dezembro do mesmo ano, foi visada por Gomes Freire de Andrade em Julho de 1754.
A propriedade tinha como limites: ao norte, a estância de Pinto Bandeira; a leste, a propriedade de Jerônimo de Azambuja; ao sul, as terras de Sebastião Chaves; e, a oeste, era banhada pelas águas do Rio Guaíba.
Em 1762, Jerónimo de Ornelas vendeu a propriedade e transferiu-se do Morro de Sant'Ana para as terras que ganhara no Rio Jacuí. Nos seus domínios estiveram albergadas pessoas de várias procedências, principalmente de Sacramento, Rio Grande, Laguna, Sorocaba e, também, da Madeira e dos Açores. Os açorianos que, a partir de 1752, começaram a chegar sem as terras e as ferramentas prometidas por um edital de 1743, buscaram meios de prover a sua subsistência. Parte deles obteve permissão para plantar roças nas terras de Jerónimo de Ornelas, onde foi instalado o Porto de Viamão, depois denominado São Francisco dos Casais e que, após a transferência da capital de Viamão para Porto Alegre, passou a chamar-se Nossa Senhora Madre de Deus.
Jerónimo de Ornelas teve dez filhos do seu casamento com D. Lucrécia, além de mais dois filhos naturais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...