domingo, 30 de setembro de 2012

EFEMÉRIDEUdo Jürgens, de seu verdadeiro nome Jürgen Udo Bockelmann, compositor e cantor austríaco, nasceu em Klagenfurt no dia 30 de Setembro de 1934.
Apesar das suas canções serem interpretadas quase todas em língua alemã, Udo é popular não apenas nos países germanófilos, mas igualmente em toda a Europa. Tornou-se famoso quando venceu o Festival Eurovisão da Canção, em 1966, com a canção “Merci chérie”. Ficou mundialmente conhecido, ao interpretar anos mais tarde a canção “Walk Way”.
Em 1950, ganhou um concurso de composição organizado pela televisão pública austríaca (ORF). Em 1960, escreveu o êxito mundial “Reach for the Stars”, que foi interpretado por Shirley Bassey. 
Em 1978, gravou – juntamente com a equipa alemã de futebol – “Buenos Días, Argentina”. Em 1982, deu um concerto em Viena a que assistiram 200 000 pessoas, que foi indubitavelmente um dos maiores concertos realizados na Europa.
Apesar da idade, continua a fazer tournées e a participar regularmente em shows televisivos. Entre os seus fãs, podem encontrar-se pessoas de todos os escalões etários. Compôs mais de 900 canções e vendeu cerca de 105 milhões de discos. A sua última gravação data de 2011 (“Der ganz normale Wahnsinn”).
Certa imprensa sensacionalista foi-lhe atribuindo um carácter de mulherengo e foram várias as mulheres que afirmaram ser ele o pai das suas crianças… 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...