terça-feira, 30 de outubro de 2012

EFEMÉRIDECarlos Manuel Martins do Vale César, político português, nasceu em Ponta Delgada, no dia 30 de Outubro de 1956.
A sua formação cívica nos anos imediatamente anteriores à Revolução dos Cravos foi influenciada pelo irmão, Horácio do Vale César, jornalista, e por algumas figuras da época nos meios estudantis da oposição em Ponta Delgada, como Jaime Gama, Mário Mesquita e Medeiros Ferreira, todos eles estudantes no Liceu Nacional Antero de Quental.
Foi membro da Cooperativa Cultural Sextante, depois encerrada pela PIDE/DGS e, em 1973, passou a integrar a Comissão Dinamizadora da Comissão Democrática Eleitoral (CDE) em Ponta Delgada. Em 26 de Abril de 1974, fundou a Associação de Estudantes do Liceu Antero de Quental e, um mês depois, a Juventude Socialista nos Açores. Foi membro do primeiro Secretariado eleito da Secção de Ponta Delgada do Partido Socialista e integrou a delegação dos Açores ao I Congresso Nacional do PS e ao I Congresso Nacional da Juventude Socialista.
Em 1975, iniciou os estudos de Direito na Universidade de Lisboa, que não chegou a concluir. Integrou a Direcção da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa e trabalhou como coordenador de uma cooperativa de documentação e cultura, ao mesmo tempo que se destacava como dirigente nacional da Juventude Socialista. Foi adjunto do secretário de Estado da Administração Pública em 1978.
Regressou aos Açores para exercer o cargo de deputado à Assembleia Legislativa Regional, em Janeiro de 1981. Integrou, pouco tempo depois, a Direcção do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e várias comissões do Parlamento, presidindo à Comissão dos Assuntos Económicos. Mais tarde, foi eleito vice-presidente da Assembleia Regional. Foi presidente do Partido Socialista nos Açores de 1983 a 1985.
Voltou a Lisboa como deputado à Assembleia da República, entre 1987 e 1989. Foi depois membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e presidente da Assembleia de Freguesia da Fajã de Baixo. Em 1994, regressou à liderança do Partido Socialista nos Açores.
Nas eleições de Outubro de 1996, como candidato dos socialistas açorianos à presidência do Governo Regional, venceu com 46% dos votos expressos. Em Novembro, tomou posse como presidente do Governo Regional dos Açores, cargo em que se manteve até 2012, estando marcada a tomada de posse do novo Governo (também do PS) para o mês de Novembro.  
É membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Protecção Civil. Foi presidente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, de 2003 a 2004, e é membro titular permanente do Comité das Regiões da União Europeia, do Congresso dos Poderes Regionais e Locais do Conselho da Europa e da Assembleia das Regiões da Europa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...