quarta-feira, 3 de outubro de 2012

EFEMÉRIDEJosé Hermano Saraiva, professor e historiador português, nasceu em Leiria no dia 3 de Outubro de 1919. Morreu em Palmela, em 20 de Julho de 2012. Ocupou o cargo de Ministro da Educação entre 1968 e 1970. Era considerado um grande comunicador, «pelo seu trabalho em prol da História, da Cultura, da Literatura e da Televisão», de acordo com a homenagem póstuma prestada na Assembleia da República.
Frequentou o Liceu Nacional de Leiria, ingressando depois na Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas em 1941 e em Ciências Jurídicas um ano depois.
Iniciou a sua vida profissional no ensino liceal, que acumulou com o exercício da advocacia. Foi seguidamente director do Instituto de Assistência aos Menores, reitor do Liceu Nacional D. João de Castro, em Lisboa, e assistente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina (actual ISCSP). Nessa altura, com a colaboração de Baltasar Rebelo de Sousa, iniciou a edição de livros didácticos de carácter geral, em prol da população já alfabetizada mas sem acesso à cultura.
Envolvido na política durante o Estado Novo, foi deputado à Assembleia Nacional entre 1957 e 1961, procurador à Câmara Corporativa e ministro da Educação. Durante o seu ministério, enfrentou um dos momentos mais conturbados da oposição ao Salazarismo, com a Crise Académica de 1969. Quando deixou o Governo, substituído por José Veiga Simão, foi exercer o cargo de embaixador de Portugal no Brasil, em Brasília, entre 1972 e 25 de Abril de 1974.
Com o advento da Democracia, José Hermano Saraiva tornou-se numa figura apreciada em Portugal e também junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, pelos seus inúmeros programas televisivos sobre História de Portugal. Por esse mesmo motivo, tornou-se igualmente uma figura polémica, porque a sua visão da História tem sido, por vezes, questionada pelos meios académicos.
Voltou a leccionar, como professor convidado, na Escola Superior de Polícia (actual Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna) e na Universidade Autónoma de Lisboa.
Foi membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Portuguesa de História, da Academia da Marinha e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, no Brasil. Era Sócio Honorário do Movimento Internacional Lusófono. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho e a Comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Foi condecorado ainda com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, no Brasil.
Era irmão do professor António José Saraiva e tio do jornalista José António Saraiva.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...