terça-feira, 2 de outubro de 2012

EFEMÉRIDE José Manuel Bastos Fialho Gouveia, apresentador de televisão e radialista português, morreu em Lisboa no dia 2 de Outubro de 2004. Nascera no Montijo, em 30 de Abril de 1935.
Estudou no Liceu D. João de Castro, em Lisboa, matriculando-se depois em Filologia Românica, na Universidade de Lisboa. Deixou o curso, após ser admitido como locutor na Rádio Universidade, onde iniciou a sua carreira. Foi o director desta rádio que o informou estar aberta uma vaga de locutor na RTP. Fialho Gouveia concorreu e conseguiu o lugar (1957).
Não deixou porém a rádio, ocupando em 1959 as tardes da Rádio Renascença, com o programa “Diário do Ar”. Em 1968, participou em “PBX,” também na Rádio Renascença, uma produção dos Parodiantes de Lisboa, que partilhou com Carlos Cruz, João Paulo Guerra, José Nuno Martins, Paulo Morais e Adelino Gomes.
Granjeou enorme popularidade através da televisão, obtendo grande reconhecimento com “Zip-Zip”, em 1969, o primeiro talk-show da televisão portuguesa, gravado no Teatro Villaret e em que participavam Raul Solnado e Carlos Cruz, com realização de Luís Andrade.
Em 1970, após o fim do “Zip-Zip”, Fialho Gouveia e a equipa do “PBX”, a que se juntou Joaquim Furtado, integraram o programa “Tempo Zip”, primeiro no Rádio Clube Português, depois na Renascença. Quando do 25 de Abril de 1974, estava de serviço com Fernando Balsinha e leu o comunicado do Movimento das Forças Armadas.
Na inauguração da RTP2, co-apresentou com Carlos Cruz o primeiro serviço de notícias deste canal.
O concurso “A Visita da Cornélia”, apresentado juntamente com Raul Solnado, foi um dos grandes sucessos do ano de 1977. Nas décadas seguintes, apresentou outros programas, como “O Gesto é Tudo”, “A Prata da Casa”, “E o resto são cantigas”, “Vamos Caçar Mentiras”, “Par ou Ímpar”, “Arca de Noé”, “Com Pés e Cabeça”, “Entre Famílias” e “A Filha da Cornélia”.
Só deixou a RTP em 2002, tendo falecido em 2004, vítima de doença cardiovascular, com falência multi-orgânica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...