quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EFEMÉRIDEO Estádio da Luz, propriedade do Sport Lisboa e Benfica, foi inaugurado no dia 25 de Outubro de 2003 com um jogo amigável entre a equipa uruguaia do Nacional e o Benfica, que os encarnados venceram por 2-1.
No âmbito da realização do Euro 2004, o antigo Estádio da Luz foi demolido, sendo este novo estádio construído num local adjacente e escolhido para a final da competição. A autoria do projecto foi da empresa australiana Populous, a mesma que projectou o Estádio Olímpico de Sydney na Austrália e o novo Estádio do Algarve em Portugal.
Em Novembro de 2009, a “Catedral”, como também é chamado, atingiu os 6 milhões de espectadores. Em 26 de Novembro de 2011, após um Benfica-Sporting, a bancada norte foi incendiada pela claque Juventude Leonina, sendo o incêndio extinto por volta da meia-noite.
Por curiosidade, diga-se que o antigo Estádio da Luz, inaugurado em Dezembro de 1954, tinha uma capacidade enorme e teve a sua maior assistência de sempre quando, em Janeiro de 1987, num jogo com o FC Porto, registou a entrada de 135 000 espectadores. O actual Estádio da Luz diminuiu a capacidade para 65 647, mas com condições muito melhores. Junto ao estádio, encontra-se o Museu Cosme Damião, a Estátua de Eusébio, a Praça dos Heróis e a Loja Oficial do Clube.
Em Março de 2012, o Comité Executivo da UEFA – reunido em Istambul – anunciou que o Estádio da Luz irá receber a final da UEFA Champions League em 2014.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...