segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EFEMÉRIDESarah Margaret Ferguson, Duquesa de Iorque, ex-esposa do príncipe André de Inglaterra, nasceu em Londres no dia 15 de Outubro de 1959.
Ex-membro da Família Real, Sarah é mãe das Princesas Beatriz e Eugénia, que são respectivamente a quinta e a sexta figura na linha de sucessão ao trono inglês. “Fergie”, como é chamada popularmente, é conhecida por vários escândalos, mas também pelas suas obras de caridade.
O romance entre Sarah e o Príncipe André começou depois de – em 1985 – Diana, Princesa de Gales, ter planeado um encontro entre os dois e incentivado o seu relacionamento. No início de 1986, o casal já estava comprometido e casaram-se na Abadia de Westminster no dia 23 de Julho daquele mesmo ano. O Príncipe André recebeu o título de Duque de Iorque e Sarah ganhou automaticamente o de Sua Alteza Real a Duquesa de Iorque.
No princípio dos anos 1990, o casamento começou a ter problemas. Enquanto André ficava afastado de casa, por causa dos deveres reais e navais, Sarah era vista na companhia de outros homens, entre eles o milionário Steve Wyatt, do Texas.
Em Janeiro de 1992, o Duque e a Duquesa de Iorque concordaram em se separar. Porém, os problemas continuaram: em Agosto, foram tiradas sub-repticiamente fotos de John Bryan, um administrador financeiro americano, a beijar os pés de Sarah que estava em topless. O tablóide “Daily Mirror” publicou-as na sua primeira página. A Duquesa foi assim exposta ao ridículo e a relação com a família real ficou abalada.
Depois de quatro anos separados, o Duque e a Duquesa de Iorque decidiram divorciar-se em 1996. Desde então, ela é oficialmente conhecida como “Sarah, Duquesa de Iorque”, sem o tratamento de “Sua Alteza Real”. Apesar de divorciados, o Duque e a Duquesa continuam bons amigos e são vistos juntos em alguns compromissos. Também passam momentos em conjunto com as filhas.
Sarah refez entretanto a sua vida, trabalhando em filmes comerciais e sendo independente financeiramente. Tem evitado fazer comerciais na Grã-Bretanha, para não “manchar” a imagem da Família Real, sendo mais popular por isso nos Estados Unidos. Fergie já escreveu também alguns livros infantis e uma autobiografia.
A relação de Sarah com a Rainha é cordial, mas a sua comunicação com o Príncipe Filipe é mínima. Sarah evita responder a perguntas sobre a Família Real em entrevistas. Compareceu aos funerais da Rainha-mãe e da Princesa Diana, estando presente em numerosas festas de aniversário da realeza.
É patrona e ex-presidente da Motor Neurone Disease Association, desde o falecimento do marido de uma amiga, que foi vítima de doença no neurónio motor. É também uma “porta-voz norte-americana” da SOS Children's Villages. Foi Embaixadora Global RMHC (Ronald McDonald House Charities), tendo ido em 2006 a Tóquio, Seattle, Dallas, Detroit, Boston, Nova Iorque e Pequim, no desempenho destas funções. «Nada é mais importante do que ajudar as crianças do mundo», disse então.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...