sábado, 13 de outubro de 2012

EFEMÉRIDEYves Édouard Allégret, realizador de cinema francês, nasceu em Asnières-sur-Seine no dia 13 Outubro de 1905. Morreu em Jouars-Pontchartrain, em 31 de Janeiro de 1987, vítima de crise cardíaca. Utilizou por vezes o pseudónimo Yves Champlain.
Iniciou a sua carreira em 1930, como assistente do seu irmão Marc. Ocupou depois diversas funções junto de outros realizadores, entre os quais Jean Renoir. Paralelamente a esta formação, realizou as suas primeiras curtas-metragens e fez parte do Grupo Octobre. 
Foi mobilizado quando da II Grande Guerra Mundial. Em 1941, rodou – na zona livre de França – a sua primeira longa-metragem, “Tobie est un ange”, mas o negativo foi destruído num incêndio. Fez-se notar seguidamente em alguns filmes com Simone Signoret (com a qual contrairia o seu segundo casamento), no papel principal.
Em 1953, adaptou ao cinema “Os Orgulhosos” de Sartre, não tendo sido porém muito apreciado pelo autor. Em 1957, realizou “Quand la femme s'en mêle” protagonizado por Alain Delon. Ao todo, dirigiu mais de 30 filmes entre 1932 e 1981, a maioria deles com assinalável êxito. Realizou igualmente quatro episódios dos “Inquéritos do comissário Maigret” (1979/1981).
Politicamente, depois da guerra, era considerado um «perigoso e ortodoxo trotskista». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...