sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EFEMÉRIDE Abel Luís da Silva Costa Xavier, ex-futebolista português, nasceu em Nampula, Moçambique, no dia 30 de Novembro de 1972.
Começou a jogar em 1990, estreando-se na primeira divisão do campeonato português, ao serviço do Estrela da Amadora. Transferiu-se para o Sport Lisboa e Benfica em 1993. Após a conquista do campeonato em 1994, alinhou mais uma temporada pelo Benfica, saindo depois para o AS Bari, da Serie A italiana.
Após a saída do Bari, jogou por diversos clubes europeus. Em 1996, alinhou pelo Real Oviedo, sendo contratado pelo PSV Eindhoven duas épocas depois. Posteriormente, foi para o Everton de Inglaterra, onde permaneceu três anos. Contratado seguidamente pelo Liverpool FC, ali jogou duas épocas, transferindo-se seguidamente para o Galatasaray (2002/2003), Hannover 96 (2003/2004) e AS Roma (2004/2005).
Abel Xavier ganhou o Campeonato do Mundo de Sub-20 (1991), sendo – juntamente com Luís Figo e Rui Costa – uma das estrelas da equipa portuguesa. Pela Selecção Principal, teve 20 internacionalizações. A sua participação na selecção é recordada por ter sido uma das figuras mais conhecidas do Euro 2000, pelo seu visual e porque numa atribulada meia-final contra a França, a bola lhe bateu numa mão, quando estava em desequilíbrio, durante um remate de Sylvain Wiltord. Zinedine Zidane converteu a consequente penalidade e afastou Portugal da final. Depois de grande confusão gerada pelos jogadores portugueses junto ao fiscal de linha, Abel Xavier foi suspenso das competições durante nove meses, posteriormente reduzidos para seis. Foi ainda convocado para o Mundial de 2002, mas apenas alinhou num jogo.
Na época de 2005/2006, assinou pelo Middlesbrough. Após um empate com o Skoda Xanthi da Grécia, a contar para a Taça UEFA, Abel Xavier acusou positivo no controlo anti-doping, sendo em Novembro de 2005 considerado culpado do uso de um esteróide anabolizante, algo que sempre negou. Condenado a um afastamento de 18 meses dos relvados, a pena foi depois reduzida para um ano, juntando-se à preparação da época do Middlesbrough no Verão de 2006.
Em Maio de 2007, o clube norte-americano Los Angeles Galaxy anunciou a sua contratação. Estreou-se em 17 de Junho, com uma vitória sobre o Real Salt Lake e uma actuação bastante elogiada. Em Julho de 2008, porém, após várias discussões com o treinador Ruud Gullit, decidiu sair da equipa.
No final de 2009, foi anunciado na imprensa que se tinha convertido à religião Islâmica, adoptando o nome de Faisal. Disse também adeus aos relvados. Do seu palmarés, faz ainda parte a Super Taça Holandesa de 1998/99, em representação do Eindhoven.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...