terça-feira, 20 de novembro de 2012

EFEMÉRIDEBo Derek, de seu verdadeiro nome Mary Cathleen Collins, actriz e produtora norte-americana, nasceu em Long Beach, Califórnia, no dia 20 de Novembro de 1956. Foi a última esposa do fotógrafo, actor e produtor de cinema John Derek, falecido em 1998.
Entrou no mundo da moda, ainda durante a adolescência, porque queria ter dinheiro para adquirir uma prancha de surf. Pousou para algumas sessões fotográficas e apareceu também na publicidade a um desodorizante. No entanto, porque ambicionava muito mais, contratou um agente para a ajudar a procurar castings para cinema. Foi no decorrer de uma dessas audições, que encontrou o cineasta John Derek. Apenas com 16 anos, apaixonou-se por ele, que era 30 anos mais velho.
John não ficou indiferente e decidiu divorciar-se da actriz Linda Evans, para viver livremente o seu novo idílio. Para evitar a prisão por “desvio de menor”, convenceu-a a fugir com ele para a Alemanha, só regressando aos Estados Unidos dois anos mais tarde. Casaram-se em 1976.
Bo Derek recusou fazer a principal personagem feminina da segunda versão de “King Kong”, em 1976, filme que acabaria por lançar Jessica Lange. No ano seguinte, começou finalmente a sua carreira de actriz, no filme de Michael Anderson, “Orca”. Em 1979, fez uma interpretação notável na película “Mulher Nota 10”, sendo nomeada para um Globo de Ouro. Este filme foi um grande sucesso, consagrando-a como o estereótipo da mulher fisicamente perfeita e um dos símbolos sexuais mais marcantes da sua geração. Em 1980, foi capa da “Playboy”, revista em que apareceria várias vezes durante a década.
Até agora, entrou em mais de vinte filmes, tendo igualmente produzido três. Em 2002, escreveu a sua autobiografia – “Riding Lessons”. Fã incondicional do hipismo, Bo Derek é porta-voz da associação Animal Welfare Institute.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...