quinta-feira, 8 de novembro de 2012

EFEMÉRIDEJaime Montestrela, psiquiatra, poeta, crítico, ensaísta e ficcionista português, morreu em Paris no dia 8 de Novembro de 1975, vítima de um aneurisma cerebral. Nascera em Lisboa, em 12 de Junho de 1925.
Filho de mãe espanhola e de pai português, fez parte da geração de escritores do período ditatorial salazarista. Licenciou-se em Medicina e começou a sua carreira de psiquiatra no Hospital Miguel Bombarda de Lisboa.
Em 1950, publicou o primeiro livro de poesia, “Prisão”, utilizando o pseudónimo Jaime Caixas, dedicado a uma prisão de Lisboa onde estavam os detidos políticos.
Exilado desde 1951 no Rio de Janeiro, naturalizou-se brasileiro e tornou-se amigo do escritor e crítico português Jorge de Sena. Saiu do país em 1965, quando do golpe militar no Brasil. Instalou-se então em Paris, onde viria a falecer aos 50 anos de idade. 
As suas obras abordam frequentemente a questão da ausência de Deus e a decadência física. Capaz tanto do humor como da seriedade, do lirismo como da escatologia, esteve ligado ao movimento Surrealista e aos membros do Oulipo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...