sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EFEMÉRIDELuiz Felipe Scolari, ex-futebolista e actual treinador brasileiro, nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em 9 de Novembro de 1948. É descendente de italianos, possuindo dupla nacionalidade. Foi o Melhor Treinador da América do Sul em 1999 e 2002 e o Melhor Treinador do Mundo em 2002.
Começou a sua carreira futebolística aos dezassete anos, jogando nos juvenis do Aimoré de São Leopoldo. O seu interesse pelo futebol derivou da influência do pai que, na sua juventude, tinha jogado num clube do sul do Brasil. Apesar de não ser reconhecido como um jogador habilidoso, Scolari destacava-se pelo seu estilo aguerrido e de liderança, sendo muitas vezes escolhido como capitão das equipas por onde passou. Depois do Aimoré, transferiu-se para o SER Caxias do Sul, uma equipa de maior prestígio dentro do cenário gaúcho, onde jogou durante sete anos. Depois disso, alinhou ainda no EC Juventude, no EC Novo Hamburgo e no CS Alagoano, clube no qual conquistou o seu único título como jogador (Campeão Alagoano) em 1982. Pôs então um ponto final na sua carreira.
Foi durante algum tempo professor de educação física no município de Montenegro e em Caxias do Sul. Scolari começou a sua carreira de treinador no CSA de Maceió. Após esta primeira experiência como técnico, voltou à sua terra natal para passar por diversos clubes gaúchos, tendo ainda treinado o Al Shabab da Arábia Saudita.
Em 1989, foi para o Kuwait, onde venceu a Taça do Emirato com o Al Qadisiyah SC e, em 1990, a Taça do Golfo com a Selecção Kuwaitiana. Em 1991, levou o Criciúma EC a vencer a Copa do Brasil, a maior glória da história deste clube. No mesmo ano, foi contratado pelo Al Ahli da Arábia Saudita e treinou mais uma vez o Al Qadisiyah.
Voltou ao Grémio em 1993, onde conquistou vários títulos, entre eles a Copa do Brasil 1994, a Libertadores da América de 1995 e o Campeonato Brasileiro de 1996, além dos títulos estaduais. No Mundial de Clubes de 1995, a equipa de “Felipão” perdeu a final nas grandes penalidades com o Ajax da Holanda, depois de ter actuado numa boa parte do jogo apenas com dez jogadores. Na época, a equipa holandesa era a base da selecção do seu país. Scolari era alvo de duras críticas por ser considerado um técnico «retranqueiro, de jogo feio e que mandava bater nos adversários». Com o decorrer do tempo, porém, ficou marcado para sempre como um dos maiores ídolos do Grémio e ainda hoje é lembrado e respeitado pelos torcedores do clube gaúcho.
Em 1997, após dirigir o Júbilo Iwata no Japão, transferiu-se para o Palmeiras, onde foi Vice Campeão Brasileiro do mesmo ano, perdendo o título para o Vasco da Gama. Em 1998, após receber algumas críticas, deu a volta por cima, vencendo a Copa do Brasil e conquistando igualmente o primeiro título continental da história do Palmeiras, a Copa Mercosul. Foi no ano de 1999 que alcançou o momento mais alto no clube, conquistando a Libertadores da América. No Mundial de Clubes, acabou por ser de novo Vice Campeão, perdendo na final com o Manchester United. Em 2000, o seu último ano na sua primeira passagem pelo clube, chegou mais uma vez à final da Copa Libertadores da América, onde fez uma semifinal épica contra o maior rival do Palmeiras, o Corinthians. Passou à final, mas foi batido pelo Boca Juniors numa decisão por penalidades.
Treinou ainda o Cruzeiro EC, antes de passar a dirigir a Selecção Brasileira em 2001. No ano seguinte, conquistou o maior título da sua carreira, o Mundial de 2002. Realizando uma campanha perfeita, com 7 vitórias, venceu a Alemanha por 2 a 0 na final realizada em Yokohama.
Scolari manifestou então o desejo de treinar uma equipa europeia, o que veio a acontecer em 2003, após convite da Federação Portuguesa de Futebol. Desde então, levou a equipa à final dos Europeus de 2004, sendo derrotada pela Grécia na final disputada no Estádio da Luz, em Lisboa. Foi agraciado pelo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique. Dois anos mais tarde, atingiu as semifinais dos Mundiais de 2006, na Alemanha. Após eliminar a Holanda e a Inglaterra nos oitavos e quartos de final, perdeu com a França nas meias-finais. Na decisão do terceiro lugar, foi derrotado pela Alemanha. Apesar do 4º lugar, o resultado foi muito festejado, pois a Selecção Portuguesa não chegava às semifinais de uns Mundiais desde 1966. É considerado um dos responsáveis pela ascensão da carreira de Cristiano Ronaldo, com o qual mantém grande amizade.
Deixou Portugal para assumir o comando do Chelsea. Foi apresentado à imprensa londrina em Julho de 2008 e fez a sua estreia oficial em Agosto, no Campeonato Inglês, vencendo o Portsmouth por 4 a 0. Depois de uma série de resultados considerados maus pelo Chelsea, acabou por ser demitido por Roman Abramovich em Fevereiro de 2009, após um empate contra o Hull City, que deixou o clube a sete pontos do líder, o Manchester United. Como indemnização por quebra de contrato, Scolari teria recebido 15 milhões de libras.
Começou a treinar o FC Bunyodkor do Uzbequistão em Julho de 2009. Na chegada a Tashkent, em 26 de Junho de 2009, foi recebido em festa pela torcida do clube. Em Outubro do mesmo ano, conquistou sem derrotas, a quatro jornadas do fim e com um incrível recorde de 23 vitórias seguidas, o Campeonato Nacional. Em Junho de 2010, o site oficial do clube anunciou a saída de Scolari, que durante a fase final dos Mundiais de 2010 foi comentador de um canal de TV sul-africano.
Ainda em Junho de 2010, após semanas de especulações e negociações, foi oficializado o seu regresso ao Palmeiras, após os Mundiais. Em Julho de 2012, conquistou a Copa do Brasil de forma invicta, interrompendo um jejum de 12 anos sem títulos nacionais do clube. Mesmo assim, devido à má campanha da equipa no Brasileirão, acabou por deixar o Palmeiras em Setembro de 2012.
Scolari conquistou grande credibilidade em quase todos os clubes e selecções por onde passou. Para tanto, contribuiu o facto de conduzir sempre as suas equipas com mão de ferro, não se inibindo de sacrificar algumas estrelas sob o seu comando. Quando assumiu a equipa do Brasil, não hesitou em afastar do grupo um jogador que era reconhecidamente um craque e uma unanimidade nacional, o atacante Romário. Felipão não gostava da sua postura fora de campo… Usou a mesma fórmula na Selecção Portuguesa, excluindo um jogador como o guarda-redes Vítor Baía e afastando definitivamente outros jogadores da selecção anterior.
Scolari foi conhecido sempre pela sua fé, fazendo-se acompanhar de uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, santa venerada pelos descendentes de italianos do Sul do Brasil. A famosa imagem que o acompanha foi um presente ganho em 2001 num programa de televisão brasileiro e recebido das mãos da actriz Fernanda Montenegro. Em Portugal, juntou à imagem da santa “brasileira” a imagem da Nossa Senhora de Fátima.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...