quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDE Amy Lee, de seu verdadeiro nome Amy Lynn Hartzler, cantora, pianista, harpista e compositora norte-americana, nasceu em Riverside no dia 13 de Dezembro de 1981. Ficou mundialmente conhecida como vocalista da banda de rock Evanescence.
Considera-se influenciada por vários músicos, que vão desde os clássicos como Mozart aos modernos como Björk e os Depeche Mode. Participou também em vários projectos sem o Evanescence e colaborou com algumas bandas e com o ex-integrante do Evanescence, David Hodges. Gravou em 2009 e lançou em 2011 a canção “Halfway Down the Stairs” para o álbum tributo aos Muppets. Lee é representante internacional da campanha Out of the Shadows, que ajuda milhões de vítimas de epilepsia e é patrocinada pela Epilepsy Foundation.
Começou a interessar-se pela música ainda muito jovem, tendo aulas de piano durante nove anos. A família mudou-se para vários locais, incluindo Florida e Illinois, acabando por se instalar em Little Rock, no Arkansas, onde o grupo Evanescence viria a nascer. Frequentou a Middle Tennessee State University, para estudar teoria musical e composição.
Amy Lee fundou a banda Evanescence juntamente com Ben Moody, quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com catorze anos) estava a assistir a uma partida de basquete, quando ouviu Amy (com treze anos) a tocar e a cantar “I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)”. Começaram logo a conversar e Amy mostrou a Ben algumas composições de sua autoria, concluindo que tinham ambos a mesma tendência musical. Ben convenceu Amy a formarem uma banda, surgindo então o Evanescence, que mistura elementos de rock com música clássica. Ben tocava guitarra e baixo e fazia arranjos electrónicos; Amy era responsável pelo piano e pela parte vocal. Passaram por vários nomes, como Childish Intentions e Strycken, até resolverem chamar a banda de Evanescence (1996), que significa “desaparecimento”. O nome agradou a Lee porque, segundo ela, «era misterioso e sombrio, e colocava uma imagem na mente das pessoas.». Em Outubro de 2003, Moody deixaria a banda alegando «diferenças criativas».
Lee tem um estilo inconfundível, marcado pelo uso ocasional de maquilhagem gótica e pelo gosto por roupas de estilo vitoriano, algumas das quais desenhadas por ela própria. Tem o cabelo pintado de preto escuro e, embora os seus olhos sejam verdes claros, costuma usar lentes de contacto azuis.
Em 2006, a revista “Blender” colocou Amy na lista das Mulheres Mais Sensuais do Rock. Em 2010, juntou-se ao Restore New York City, que é uma organização contra o tráfico sexual de mulheres na cidade de Nova Iorque. Uma revista norte-americana elegeu-a como a melhor vocalista do hard rock. Em 2012, ficou em 49ª lugar no ranking das 100 Maiores Mulheres do Mundo da Música realizado pelo “VH1”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...