sábado, 15 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDE – Antoine Henri Becquerel, físico francês, nasceu em Paris no dia 15 de Dezembro de 1852. Morreu em Le Croisic, em 25 de Agosto de 1908.
Estudou no Liceu Louis-le-Grand, ingressando em 1872 na Escola Politécnica, onde obteve o diploma de “engenheiro de pontes e calçadas” (1877). Ensinou Física na Escola Politécnica e no Museu Nacional de História Natural. Cedo orientou a sua carreira para a pesquisa. Continuou os trabalhos do pai e do avô, descobrindo em 1895 a radioactividade dos sais de urânio. Esta importante descoberta valeu-lhe a atribuição do Prémio Nobel de Física em 1903, juntamente com o casal Pierre Curie e Marie Curie. Era membro eleito da Academia das Ciências Francesa.
O pai, Alexandre Becquerel, tinha estudado a luz e a fosforescência, inventando a fosforoscopia. O avô, Antoine César Becquerel, foi um dos fundadores da electroquímica.
Henri Becquerel descobriu acidentalmente uma nova propriedade da matéria que, posteriormente, seria denominada radioactividade. Ao colocar sais de urânio sobre uma placa fotográfica em local escuro, verificou que a placa enegrecia. Os sais de urânio emitiam uma radiação capaz de atravessar papéis negros e outras substâncias opacas à luz. Estes raios foram denominados, a princípio, de Raios B, em sua homenagem.
Realizou também pesquisas sobre fosforescência, espectroscopia e absorção da luz. Entre as suas obras escritas, destacam-se: “Investigação sobre a fosforescência” (1882/1897) e “Descoberta da radiação invisível emitida pelo urânio” (1896/1897). Em 1908, tornou-se membro estrangeiro da Royal Society, falecendo no mesmo ano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...