quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEAntonio Ordóñez Araujo, toureiro espanhol, morreu em Sevilha no dia 19 de Dezembro de 1998, vítima de doença cancerosa. Nascera em Ronda, Málaga, em 16 de Fevereiro de 1932. A casa em que nasceu foi saqueada e destruída durante a Guerra Civil Espanhola.
Apresentou-se pela primeira vez em público em 1948, tomando a alternativa três anos depois. Durante os anos 1950, a rivalidade com o seu cunhado Luis Miguel Dominguín, inspirou Ernest Hemingway a escrever a célebre reportagem “O Verão Perigoso”, publicada no magazine americano “Life” antes de ser editada em livro.
De estilo clássico, ortodoxo e estético, numa época em que começavam a aparecer os matadores “tremendistas”, ele é ainda hoje considerado como um dos maiores toureiros do século XX. Tinha como empresário o antigo e prestigioso toureiro Ángel Luis Bienvenida e contava entre os seus amigos mais próximos com o actor e realizador Orson Welles, cujas cinzas seriam espalhadas em 1987 na fincaEl Recreo” pertencente a Ordóñez.
Adquiriu em 1962 a sua primeira ganadaria, a que dedicava grande parte do seu tempo e paixão. Foi também proprietário da Praça de Touros de Ronda, uma das mais antigas de Espanha. Retirou-se das lides taurinas no fim de 1968, tendo feito duas breves reaparições em 1981. Organizou também os Festejos Goyescos de Ronda.
Em 1995, o governo francês distinguiu-o como Cavaleiro da Legião de Honra. Um ano mais tarde, recebeu a Medalha de Ouro de Mérito em Belas Artes do governo espanhol, que também lhe outorgou em 1999, a título póstumo, a Medalha de Ouro de Mérito no Trabalho

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...