terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDE – Aranzazu “Arantxa” Isabel María Sánchez Vicario, ex-tenista espanhola, nº 1 mundial na classificação WTA em 1995, nasceu em Barcelona no dia 18 de Dezembro de 1971. É membro do International Tennis Hall of Fame desde 2007. Durante a sua carreira, ganhou quatro torneios do Grande Chelem em singulares, seis em pares femininos e quatro em pares mistos. 
Arantxa Sánchez descobriu a modalidade aos quatro anos, quando acompanhava os treinos dos dois irmãos mais velhos e teve ocasião de bater as primeiras bolas contra uma parede.  
Em 1989, causou surpresa ao bater a alemã Steffi Graf, então rainha incontestada na classificação WTA e super favorita, quando da final do Roland Garros. Com dezassete anos e meio, tornou-se a mais jovem campeã deste torneio. Um ano antes, tinha já causado sensação ao eliminar a nº 3 mundial Chris Evert.  
Devido à sua táctica e dotada de um jogo de pernas fora de série, forjou rapidamente uma grande reputação no mundo do ténis. Beneficiando da ausência de Mónica Seles durante todo o ano de 1994, realizou a sua época mais brilhante, conquistando o segundo Roland Garros e o Open dos Estados Unidos, respectivamente frente a Mary Pierce e Steffi Graf, assim como outras seis competições. Em Fevereiro de 1995, mercê destes resultados excepcionais, tornou-se a nº 1 mundial em singulares (durante doze semanas) e depois em pares. Foi assim, a primeira jogadora, desde Martina Navrátilová em 1987, a ocupar simultaneamente o cimo da hierarquia nas duas disciplinas.
Em 1991, Arantxa Sánchez ajudou o seu país a ganhar a primeira Fed Cup da sua história, batendo os Estados Unidos na final. Ela foi membro das equipas espanholas vitoriosas em 1993, 1994, 1995 e 1998. Em Jogos Olímpicos, conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze.
Apesar da concorrência de Monica Seles e de Steffi Graf, venceu 29 títulos em singulares e 69 em pares, o que faz dela uma das jogadoras mais vitoriosas desde o começo dos anos 1970.
Casou-se em 2002 com o jornalista desportivo Joan Vehils, de quem se divorciou dez meses mais tarde. No seguimento desta separação, anunciou o fim da sua carreira, jogando apenas em pares em 2004 e 2005. 
Em 2005, os jornalistas americanos do “Tennis Magazine” colocaram-na no 27º lugar na lista dos «40 maiores campeões de ténis dos quarenta últimos anos». Casou uma segunda vez em 2008, com Josep Santacana, de quem tem uma filha nascida no ano seguinte. É actualmente directora do Torneio Feminino de Barcelona, do qual detém ainda o recorde de vitórias. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...