sábado, 22 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDECamané, de seu verdadeiro nome Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos, fadista português, irmão mais velho dos também fadistas Hélder Moutinho e Pedro Moutinho, nasceu em Oeiras no dia 20 de Dezembro de 1967.
Em 1979, ganhou a “Grande Noite do Fado”, numa época em que não havia ainda competição em separado para os mais novos. Gravou então um álbum produzido por António Chainho.
Depois de uma interrupção de alguns anos, voltou a cantar, actuando em diversas casas de fado. Participou também em produções musicais de Filipe La Féria, como “Grande Noite”, “Maldita Cocaína” e “Cabaret”, onde se evidenciou.
Em 1995, gravou o disco “Uma Noite de Fados” com a colaboração de José Mário Branco. “Esta Coisa da Alma” foi o Disco do Ano de 2000. “Pelo Dia Dentro” foi lançado em 2001. Gravou depois, ao vivo, “Como sempre… Como dantes”.
A partir de 2004, esteve envolvido no projecto “Humanos”, ao lado de Manuela Azevedo e David Fonseca, bem como dos músicos Nuno Rafael, João Cardoso e Hélder Gonçalves, do qual resultaram dois álbuns (“Humanos” e “Humanos ao Vivo”) e um DVD com os concertos realizados nos Coliseus de Lisboa e do Porto, em Junho de 2005, onde Camané revelou uma grande versatilidade de interpretação.
Em 2006, foi editado o DVD “Ao vivo no São Luíz”. O álbum “Sempre de Mim”, publicado em 2008, marcou o regresso aos discos de estúdio. Em 2010, lançou o álbum “Do Amor e dos Dias”.
Em 2011, actuou na Brooklyn Academy of Music de Nova Iorque, num concerto elogiado pelo “New York Times”. Participou ainda nas músicas “Sopram Ventos Adversos” e “Circo de Feras” dos Xutos & Pontapés e em “Fotos do Fogo” de Sérgio Godinho.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...