quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEGonzalo Rojas Pizarro, poeta chileno, nasceu em Lebu no dia 20 de Dezembro de 1917. Morreu em Santiago, em 25 de Abril de 2011, no seguimento de um acidente vascular cerebral.
Durante a juventude, foi redactor da “Artárctica”, um magazine literário de Santiago. Foi professor nas Universidades de Santiago e de Valparaíso.
No princípio da sua vida literária, foi bastante encorajado por Vicente Huidobro, um poeta chileno vanguardista. Participou no grupo literário Mandrágora, onde publicou os seus primeiros poemas.  
Quando em 1948 foi editada a sua primeira recolha de poemas, “A Miséria do homem”, a crítica chilena e latino-americana reconheceu-o como um dos maiores poetas do seu tempo.
O conjunto da sua obra foi agrupado sob o título “Antologia de Aire” e publicado no México em 1991, pelo Fondo de Cultura Economica.
Recebeu vários prémios, de que se salientam: o Prémio Rainha Sofia (Espanha, (1992), o Prémio Octávio Paz (México, 1998) e o Prémio Cervantes, a mais alta distinção para uma obra literária em língua espanhola (2003). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...