domingo, 30 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEGordon Banks, antigo futebolista inglês, considerado – juntamente com Lev Yachine e Dino Zoff – um dos melhores guarda-redes do mundo de todos os tempos, nasceu em Sheffield no dia 30 de Dezembro de 1937.
Começou a jogar na equipa de futebol de uma empresa de exportação de carvão, perto da sua terra natal. Em 1955, foi recrutado pelo centro de formação do Chesterfield, depois de ter tentado a profissão de pedreiro. Fez a sua estreia na equipa principal em 1958. No ano seguinte, aceitou transferir-se para o Leicester City por 7 000 libras. Ganhou neste clube o seu primeiro título, a Taça da Liga Inglesa de 1964. Alf Ramsey, o seleccionador inglês, convocou-o em 1963 para a equipa nacional e ele rapidamente conquistou o lugar de titular na baliza do Reino Unido, contribuindo largamente para o sucesso da Inglaterra nos Mundiais de 1966, em que se sagrou Campeã Mundial.
Curiosamente, o seu sucesso na selecção não foi suficiente para lhe garantir um lugar de titular no seu clube, devido à concorrência de Peter Shilton, um jogador de 17 anos, que acabara de chegar ao Leicester. Pediu então a sua transferência para o Stoke City em 1967, tendo jogado uma época na Liga Profissional Americana, em representação dos Cleveland Stokers, que eram uma filial do clube inglês. Ganhou depois a Taça da Liga Inglesa em 1972.
Em 1970, disputara os seus segundos Mundiais. Nos jogos de qualificação, defendeu uma cabeçada de Pelé, que levava o selo de golo. Esta defesa ficou a constituir o melhor momento da sua carreira. Pelé chegou a saltar e a gritar «golo!!». Posteriormente, o jogador brasileiro diria: «marquei um golo, mas Banks parou-o…». Esta defesa passou a ser considerada uma referência antológica e é frequentemente citada como a defesa do século. Foi internacional 73 vezes entre 1963 e 1972.
Em 1972, num acidente automobilístico, perdeu parte da visão do olho direito, o que praticamente fez encerrar de forma brutal a sua carreira. Mesmo assim, em 1977, ainda jogou pelo Fort Lauderdale Strikers dos Estados Unidos, sendo considerado o melhor guarda-redes desse ano na liga norte-americana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...