quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEHoward Winchester Hawks, cenarista, realizador e produtor de cinema norte-americano, morreu em Palm Springs no dia 26 de Dezembro de 1977, vítima das sequelas de uma queda na sua própria casa. Nascera em Goshen, Indiana, em 30 de Maio de 1896.
Hawks alistou-se na aviação durante a Primeira Guerra Mundial. Antes de se estrear como realizador, foi motorista de camião, piloto de corridas de automóveis, ascensorista, montador de películas e guionista.
Foi viver para Hollywood em 1924, dirigindo o seu primeiro filme no ano seguinte (“The Road to Glory”). Depois de oito filmes mudos, passou facilmente para o cinema falado.
Ficou conhecido pela sua versatilidade como realizador, tendo feito comédias, dramas, películas de acção, musicais, westerns e filmes épicos, sempre com o mesmo nível de qualidade e de talento. Realizou 42 filmes, foi nomeado para os Oscars em 1941 e recebeu um Oscar Honorário concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1975.
Considerado um dos maiores vultos do cinema mundial, é um dos realizadores mais apreciados pelos cinéfilos, que não esquecem muitos dos seus filmes, como “Scarface”, “Os homens preferem as loiras” com Marilyn Monroe e “Rio Bravo” com John Wayne. Pela sua contribuição para a indústria cinematográfica, Howard Hawks tem uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood.
Foi um dos cinco cineastas, juntamente com D.W. Griffith, Charles Chaplin, Satyajit Ray e Vincente Minnelli, a ser homenageado por Jean-Luc Godard no filme “O Desprezo”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...