domingo, 16 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEWilhelm Karl Grimm, contista, linguista e filósofo alemão, morreu em Berlim no dia 16 de Dezembro de 1859. Nascera em Hanau, em 24 de Fevereiro de 1786. É o mais novo dos dois famosos irmãos Grimm, conhecidos por compilarem alguns dos mais populares contos europeus, como “A Bela Adormecida”, “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderella”, “João e Maria”, “O Pequeno Polegar” e “Rapunzel”. Em 1809, devido a sérios problemas de saúde, efectuou tratamentos em Halle an der Saale, financiados pelo seu irmão Jacob. Johann Wolfgang von Goethe, com o qual se encontrou, aprovou «os seus esforços em prol de uma cultura vasta e esquecida».
Estudou Direito na Universidade de Marbourg, onde um dos professores lhe abriu a sua biblioteca privada, fazendo-o conhecer os autores românticos.
Wilhelm publicou em 1811 o seu primeiro livro, com várias traduções de antigas lendas dinamarquesas (“Altdänische Heldenlieder”). Em Dezembro de 1812, juntamente com o irmão, editou uma primeira recolha de “Contos da infância e do lar” (“Kinder- und Hausmärchen”). De 1813 a 1816, os irmãos Grimm colaboraram na revista “Altdeutsche Wälder”, consagrada à literatura alemã antiga, da qual só foram publicados três números.
Em 1814, Wilhelm tornou-se secretário da biblioteca do Museu de Cassel e instalou-se em Wilhemshöher Tor, num alojamento que partilhou depois com o irmão. Com 30 anos, Jacob e Wilhelm Grimm tinham já conquistado uma posição eminente nas letras, devido às suas numerosas publicações.
Depois de se casar em 1825, tornou-se membro da Academia de Ciências de Berlim e professor da Universidade de Humboldt. Foi residir definitivamente em Berlim, onde traduziu outros contos dinamarqueses. Durante este período berlinense, os dois irmãos consagraram-se principalmente a uma obra colossal: a redacção de um dicionário histórico da língua alemã, que apresentaria cada palavra com a sua origem, a sua evolução, os seus usos e o seu significado. 
Wilhelm Grimm faleceu aos 73 anos, estando sepultado junto do irmão, no cemitério de Matthäus, em Berlin-Schöneberg.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...