terça-feira, 22 de janeiro de 2013

22 DE JANEIRO - DONA ZICA

EFEMÉRIDEDona Zica, de seu verdadeiro nome Euzébia Silva do Nascimento, sambista da velha guarda brasileira, morreu no Rio de Janeiro em 22 de Janeiro de 2003. Nascera na mesma cidade em 6 de Fevereiro de 1913.
O pai faleceu quando ela tinha pouco mais de um ano, tendo a família (mãe e cinco filhos) mudado então a sua residência para o morro da Mangueira.
Grande símbolo do carnaval carioca, Dona Zica participou também na telenovela “Xica da Silva” e foi uma figura inesquecível da música brasileira. A Escola de Samba da Mangueira, onde ela actuava, foi fundada em 1928, sendo a segunda escola da história do Rio e o resultado da fusão de cinco blocos carnavalescos.
Zica já tinha mais de 40 anos quando se casou com Cartola, outro ícone do samba. Conheciam-se desde jovens, mas nunca namoraram, embora fossem vizinhos. Casou-se aos 19 anos com o seu primeiro marido, tendo tido cinco filhos biológicos e um adoptivo. Ficou viúva após 20 anos de casamento. Cartola, entretanto, também se casara. Após ter igualmente enviuvado, viveu mais de dez anos longe do morro. Um dia, voltou e reencontrou a sua antiga amiga. Em breve começaram a namorar, casaram-se e viveram juntos durante 26 anos, até à morte de Cartola, ocorrida em 1980.
Em 1999, a escritora Odacy de Brito Silva publicou a sua biografia, com o título “Dona Zica da Mangueira – na passarela da sua vida”. Euzébia Silva do Nascimento morreu quase com 90 anos, vítima de problema cardio-respiratório enquanto dormia. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...