domingo, 6 de janeiro de 2013

EFEMÉRIDELoretta Young, de seu nome original Gretchen Young, actriz de cinema norte-americana, nasceu em Salt Lake City no dia 6 de Janeiro de 1913. Morreu em Los Angeles, em 12 de Agosto de 2000. A família mudou-se para Hollywood, quando ela tinha apenas três anos. Foi educada numa escola religiosa, a Ramona Convent Secondary School.
Juntamente com as suas duas irmãs, começou muito cedo a trabalhar como actriz. Depois de ter interpretado alguns papéis, ainda em criança e adolescente, foi contratada como protagonista de muitos filmes, primeiro ainda mudos e depois já falados.
Nos anos 1930, fez filmes com grandes realizadores, como Cecil B. DeMille entre outros. Contracenou também com actores brilhantes: Charles Boyer, Cary Grant, Tyrone Power, Don Ameche, David Niven, Henry Fonda e Gary Cooper.
Em 1948, recebeu o Oscar de Melhor Actriz pela sua interpretação em “The Farmer's Daughter”. Entrou ainda em filmes de John Ford, Walter Lang e Orson Welles, retirando-se dos grandes ecrãs em 1953.
Depois de ter interpretado mais de cem filmes e de ter sido considerada, durante muitos anos, uma das mais procuradas estrelas de Hollywood, transformou-se, na idade madura, numa respeitável e bem sucedida empresária. Foi presidente de uma grande firma de cosméticos em Los Angeles, da qual era o melhor símbolo, devido à sua grande beleza, mesmo após os 60 anos.
Foi casada com o actor Grant Withers, de 1930 a 1931. Depois, esteve envolvida em casos amorosos com Spencer Tracy e Clark Gable. Em 1940, casou-se com o produtor Tom Lewis, tendo o casamento durado 20 anos. Teve ainda um último matrimónio com o estilista Jean-Louis, em 1993, vindo a enviuvar quatro anos depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...