domingo, 27 de janeiro de 2013

27 DE JANEIRO - NENO

EFEMÉRIDE Neno, de seu verdadeiro nome Adelino Augusto Graça Barbosa Barros, ex-futebolista português de origem cabo-verdiana, nasceu na Cidade da Praia, Cabo Verde, em 27 de Janeiro de 1962.
Formado no Barreirense desde 1981, chamou a atenção dos dirigentes do Vitória de Guimarães, que o contrataram em 1984. O seu desempenho levou o jovem cabo-verdiano a ser cobiçado também pelo S. L. e Benfica, onde ingressou para ser um dos suplentes do guarda-redes Manuel Bento.
Neno teve apenas duas oportunidades de mostrar o seu valor, pois Bento era o titular inquestionável da baliza dos encarnados e Silvino era o segundo guarda-redes. Foi para o Vitória de Setúbal em 1987, mas não teve muito sucesso nos sadinos.
Regressou ao Guimarães em 1988 e foi a partir daí que conseguiu a consagração. Depois de ajudar a sua equipa a obter um magnífico nono lugar no Campeonato Português de 1988/89 e uma honrosa quarta posição em 1989/90, voltou ao Benfica, para ser dono e senhor da baliza encarnada.   
Neno assumiu de vez a condição de titular mas, a partir de 1994/95, passou a ter a concorrência do experiente internacional belga Michel Preud'homme, que tomou a titularidade no fim de 1995. Já veterano, foi mais uma vez para o Vitória de Guimarães, ainda em 1995, despedindo-se definitivamente dos relvados no fim da temporada 1998/99.
Embora tivesse nascido em Cabo Verde, optou por representar a Selecção Portuguesa, tendo defendido a camisola das quinas em nove jogos. Neno continua a ser hoje uma figura bastante popular, interventivo e sempre bem disposto, aparecendo na televisão em alguns programas desportivos e musicais. A música é um dos seus hobbies favoritos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...