segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

EFEMÉRIDENicolas Cage, de seu verdadeiro nome Nicholas Kim Coppola, actor, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Long Beach no dia 7 de Janeiro de 1964. É sobrinho do realizador Francis Ford Coppola e primo da cineasta Sofia Coppola. Optou por não utilizar aquele apelido famoso, ao iniciar a sua carreira.
Oriundo de uma família de artistas de origem italiana e alemã, teve uma infância e adolescência difíceis, devido às crises depressivas da mãe, que sofria de transtorno bipolar e estava internada num hospital psiquiátrico, recebendo terapias de choque. «A minha infância foi passada em visitas ao hospital» disse ele um dia. Admite, no entanto, que ela foi a inspiração de algumas das suas interpretações. Trocou Long Beach por São Francisco aos 12 anos, para estudar teatro. Começou a representar três anos depois e, em breve, se fixaria em Los Angeles, onde conseguiu o seu primeiro papel no filme para televisão “The Best of Times”.
Em 1982, fez um pequeno papel em “Picardias Estudantis”, mas a maioria das suas cenas foi cortada, o que acabou por o desanimar e o levou a trabalhar como vendedor de pipocas no Fairfax Theater.
Entre as peripécias invulgares da sua carreira, salienta-se: ter comido uma barata viva para “entender” melhor uma personagem durante as filmagens de “Um Estranho Vampiro”; ter-se embebedado para encarnar o protagonista de “Leaving Las Vegas” (1995), filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Actor; e deixar extrair dois dentes sem anestesia durante as filmagens de “Morrer em Las Vegas” e “Birdy”, Prémio Especial do Festival de Cannes em 1985. Passa bastante tempo a preparar os seus papéis, coligindo todas as informações acerca dos personagens. Foi assim que aprendeu a cantar ópera e a desmontar e tornar a montar uma metralhadora com os olhos fechados. 
Integrou alguns filmes de pouco sucesso, até entrar em “Feitiço da Lua” (1987), ao lado de Cher, e em “Wild at Heart” (1990), dois marcos importantes na sua carreira. Participou depois em dezenas de longas-metragens, o que lhe rendeu bom dinheiro, pois passara a facturar cerca de 4 milhões de dólares por filme.
Nicolas adora histórias em banda desenhada, tendo uma colecção enorme e com raridades, como a primeira edição do Superman. É coleccionador também de automóveis, possuindo uma colecção importante de carros de desporto europeus, em particular das marcas Alfa Romeo e Ferrari.
Possui uma estrela na Calçada da Fama, no Hollywood Boulevard. Foi escolhido pela “Screen World” como um dos Doze Novos Actores Mais Promissores de 1984. Em Outubro de 1997, na relação dos 100 Maiores Astros de Cinema de Todos os Tempos, publicada pela revista “Empire”, ficou num honroso 40º lugar. No ano seguinte, numa pesquisa realizada pelo magazine “Première”, ficou na 37ª posição, entre as 100 Pessoas Mais Poderosas de Hollywood.
Nicolas Cage é um dos actores mais bem pagos da capital do cinema. Vive entre o seu apartamento no centro de Los Angeles, a sua residência vitoriana de São Francisco e o seu castelo de Hollywood Hills.
Nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas Contra a Criminalidade e as Drogas, visitou em Novembro de 2009 a prisão de Shimo-la-Tewa em Mombaça, no Quénia, onde estão detidos quase todos os piratas entregues às autoridades quenianas pelas forças internacionais. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...