sábado, 5 de janeiro de 2013

EFEMÉRIDE – Salvatore PhillipSonny” Bono, produtor discográfico, cantor, actor e político norte-americano, de origem italiana, morreu em 5 de Janeiro de 1998, vítima de um acidente de esqui no Heavenly Ski Resort, próximo de South Lake Tahoe, na Califórnia. Nascera em Detroit no dia 16 de Fevereiro de 1935.
Abandonou os estudos de medicina em 1957, para ingressar na Specialty, como autor, produtor, adido de imprensa e cantor. Começou verdadeiramente a sua carreira musical no início dos anos 1960, trabalhando para o lendário produtor discográfico Phil Spector. Mais tarde, ainda na mesma década, obteve grande sucesso, juntamente com Cher, sua esposa de então, integrando o duo Sonny & Cher. Bono escreveu, fez os arranjos e produziu grande número de sucessos, como “I Got You Babe” e “The Beat Goes On”, apesar de poucas pessoas saberem que ele não se limitava a cantar.
Sonny & Cher foram estrelas de um programa de variedades muito popular na televisão americana, intitulado “The Sonny and Cher Comedy Hour”, que era transmitido pela CBS, e durou de 1971 a 1974, ano em que divorciaram.
Sonny prosseguiu a sua carreira como actor, fazendo vários papéis em séries de TV, como “Fantasy Island” e “The Love Boat”. Interpretou também um “homem-bomba louco” no filme “Airplane II: The Sequel”.
Casou-se depois com Susie Coelho e divorciou-se dela em 1984, casando-se novamente em 1986, então com Mary Whitaker. Tornou-se, entretanto, um cientologista praticante.
Iniciou-se na vida política após ter tido problemas com a burocracia do governo local, ao tentar abrir um restaurante em Palm Springs, na Califórnia. Com o apresentador de rádio Marshall Gilbert como seu director de campanha, Bono foi eleito Presidente da Câmara de Palm Springs. A sua acção foi fundamental no processo de tornar a cidade mais acolhedora para negócios e liderou a criação do Nortel Palm Springs International Film Festival, que agora se realiza todos os anos em sua memória. Após tentar sem sucesso ser candidato republicano ao Senado dos EUA em 1992, foi eleito deputado da Câmara dos Representantes em 1994. Conseguiu, durante o seu mandato, fazer adoptar o controverso “Sonny Bono Copyright Term Extension Act”, que veio beneficiar imenso a indústria da música.
Cher cantou “The Beat Goes On” durante o seu funeral, realizado no Desert Memorial Park, na Califórnia, o mesmo cemitério onde Frank Sinatra fora recentemente sepultado. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...