quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

14 DE FEVEREIRO - VICTOR MENDES

EFEMÉRIDEVictor Manuel Valentim Mendes, toureiro português, nasceu em Marinhais no dia 14 de Fevereiro de 1959.
Tendo-se iniciado em novilhadas no mês de Julho de 1978, apresentou-se em Madrid no dia 12 de Maio de 1980, ao lado de Ramón Fernández Martín “Sacromonte” e Manuel Rodríguez “El Mangui”, com novilhos do ganadeiro português Branco Núncio.
Tomou a sua alternativa em Barcelona em Setembro de 1981, tendo como padrinho o mítico Palomo Linares e como testemunha “Manzanares”. A alternativa foi confirmada em Maio de 1982, em Madrid, e em Abril de 1986, no México.
Victor Mendes é considerado um dos melhores toureiros portugueses de todos os tempos, devido à sua coragem, ao seu pundonor e à sua capacidade de enfrentar qualquer touro. Durante a década de 1980 e princípios dos anos 1990, foi um dos toureiros mais apreciados, tanto em França (Nîmes) como em Espanha e na América Latina. Além disso, foi um dos melhores bandarilheiros da sua época.
Desde 1998, as suas actuações começaram a ser mais raras, apresentando-se unicamente em festivais taurinos. A pior colhida que sofreu, ocorreu justamente em 2002, quando um touro lhe perfurou uma perna, tendo sido necessários 50 pontos para fechar a ferida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...