sábado, 16 de fevereiro de 2013

16 DE FEVEREIRO - ANTÓNIO MASCARENHAS MONTEIRO

EFEMÉRIDEAntónio Manuel Mascarenhas Gomes Monteiro, político cabo-verdiano e primeiro presidente de Cabo Verde eleito através de eleições multipartidárias (1991/2001), nasceu em Santa Catarina (Santiago) no dia 16 de Fevereiro de 1944. Depois da sua escolaridade normal, partiu para a Bélgica a fim de estudar Direito na Universidade Católica de Lovaina.
Após a independência, foi secretário-geral da Assembleia Nacional entre 1977 e 1980. Em 1980, foi nomeado presidente do Supremo Tribunal de Cavo Verde.
Depois da adopção do multipartidarismo em 1990, anunciou a sua candidatura à presidência da República, tendo ganho as eleições em 1991, apoiado pelo Movimento para a Democracia. Depois de dois mandatos, deixou a presidência para Pedro Pires, ficando a servir Cabo Verde como ministro dos Negócios Estrangeiros.
Foi agraciado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade (Portugal) em 1991 e com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, igualmente de Portugal, em 2000. Em Setembro de 2006, aceitou a sua nomeação como enviado excepcional a Timor Oriental, proposta pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Acabaria por renunciar a este cargo, argumentando que «certos partidos locais duvidavam da sua integridade moral». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...