quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

20 DE FEVEREIRO - CINDY CRAWFORD

EFEMÉRIDECindy Crawford, de seu verdadeiro nome Cynthia Ann Crawford, supermodelo e actriz norte-americana, nasceu em DeKalb, Illinois, no dia 20 de Fevereiro de 1966.
Em 1982, quando estava a laborar na agricultura, num pequeno trabalho de Verão, um repórter fotográfico reparou na sua beleza e resolveu fotografá-la. Como resultado da sessão, ficou patente a sua fotogenia, o que foi suficiente para que ela apostasse de imediato na carreira de modelo. Nesse Verão e no seguinte, trabalhou como modelo para a Elite Model de Chicago mas, depois, acabaria por se dedicar em exclusivo aos estudos, ingressando na Universidade de Northwestern, na área de engenharia química. Pelo caminho, deixou a sua participação no concurso Elite Look of the Year de 1982, onde era uma das mais fortes candidatas à vitória. Posteriormente, viria no entanto a interromper os estudos, optando definitivamente pelo mundo da moda.
No início da sua carreira, recomendaram-lhe que retirasse o sinal que tem junto da boca por ser considerado inestético. Recusou a sugestão e, hoje em dia, o sinal faz parte da sua imagem de marca.
Trabalhou em Chicago, até que o sucesso a levou a mudar-se para Nova Iorque, onde residiu até 1996, altura em que se instalou em Los Angeles. Bastaram-lhe dois anos para começar a desfilar roupas dos mais conceituados costureiros e a ocupar as capas das mais importantes revistas de moda. Até hoje, já fez mais de 400 capas de magazines em todo o mundo. Uma das mais famosas foi a da “Vanity Fair”, que saiu em 1993 e onde apareceu com a cantora lésbica KD Lang, numa pose que chocou os mais conservadores. O sucesso alcançado até então permitiu-lhe integrar o primeiro grupo de supermodelos, um escalão acima das top models, ao lado de Naomi Campbell, Stephanie Seymour, Claudia Schiffer e Linda Evangelista.
Em 1988, foi a primeira supermodelo a aceitar posar nua para a revista masculina “Playboy”. A experiência, que repetiria dez anos depois, foi muito bem aceite pelo público e valeu-lhe um contrato, que se prolongou por seis anos, para se tornar a apresentadora do programa da moda “House of Style” do canal musical MTV.
Para além de uma muito bem sucedida carreira como manequim e de se ter revelado uma excelente estudante, Cindy Crawford também mostrou ter propensão para os negócios. Aproveitando a sua imagem, lançou uma série de calendários em fato-de-banho, videocassetes de fitness e um livro sobre maquilhagem. Através da sua empresa, a Crawdaddy, conseguiu contratos milionários com multinacionais como a Pepsi, a Revlon, a Citroën e a Omega. Quando as suas companheiras de passerelle lançaram o Fashion Café, preferiu a co-presidência da cadeia internacional de restaurantes Planet Hollywood.
Tudo isto ajudou a que, em 1995, fosse considerada pela revista norte-americana “Forbes” como a modelo mais bem paga do mundo. Nesse mesmo ano, estreou-se no cinema na película “Presa Fácil”. Entrou em vários filmes de televisão e em cerca de dez longas-metragens.
Cindy Crawford tem dedicado também muito do seu tempo a acções de beneficência, especialmente as relacionadas com a leucemia, que lhe roubou um irmão, quando ambos ainda eram crianças. Metade dos lucros dos calendários por si lançados é destinada a programas de combate àquela doença.
Casou-se em 1991, com o actor Richard Gere, em Las Vegas. Divorciou-se três anos mais tarde. Vive actualmente em Beverly Hills, em companhia do seu novo marido, Rande Gerber, e dos dois filhos do casal. O seu rendimento anual está calculado em dez milhões de dólares. O cantor Prince escreveu uma canção sobre ela, intitulada “Cindy C.”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...